A Escola de Lutas de Cambé recebeu na quarta-feira (06/04) uma doação de 20 quimonos da Confederação Brasileira de Judô. Os uniformes são destinados às crianças do projeto Judô Para Todos, um programa da Secretaria Municipal de Esportes em parceria da Secretaria Municipal de Educação para crianças com deficiência intelectual.

A entrega dos quimonos foi oficializada por meio de uma reunião virtual com o Presidente da Confederação Brasileira de Judô, Helder Marcos Faggion, a Secretária de Esportes Telma Gamba e com o chefe de gabinete Eduardo Cazarim.

O professor da Escola de Lutas de Cambé, Marcelo Seiji Missaka destaca que a doação dos quimonos é muito importante para a escola e para os alunos. “É um benefício muito grande, porque temos aproximadamente mil crianças treinando e temos por volta de 500 quimonos. Eles ficam na Escola de Lutas ou nas escolas e emprestamos para as crianças treinarem”. Ele também explica que em alguns casos os quimono são doados, e os alunos podem levar o quimonos para casa. “Aqueles que levam o quimono para casa tem o compromisso de devolver se pararem de treinar ou se o uniforme ficar pequeno devem devolver para que outra criança possa utilizar e assim trocam por um maior”, detalha Missaka.

Missaka conta que o projeto Judô Para Todos é um programa inédito no país. Os alunos tem aulas uma vez por semana e para isso são levadas à Escola de Lutas por meio do ônibus da Secretaria de Educação à escola. As crianças participam de eventos, exames de faixa e alguns campeonatos. O professor Missaka detalha: “Esse projeto trabalha com a inclusão social através do esporte. Ele pode auxiliar na coordenação motora e nos aspectos cognitivos. As aulas também podem reforçar os cuidados pessoais, a auto estima e a autonomia dos jovens”.

Sob supervisão de Thiago Mossini