Marc Donald Jean Baptiste, 36 anos, tornou-se o primeiro haitiano a obter o título de doutor pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) na última segunda-feira (30). O pesquisador foi a campo na Escola Municipal Lourdes Gobi, em Cambé, para investigar como a escola e a família formam as identidades das crianças haitianas no Brasil. Sua tese, intitulada “Cadê o Haiti? A formação identitária dos ti dyaspora haitianos na relação entre a escola e suas famílias no Brasil”, foi defendida através da plataforma Google Meet (veja foto ao lado).

De acordo com Baptiste, esses dois espaços primários de socialização possuem suas diferenças. “Enquanto há a cultura brasileira na escola, está presente a cultura haitiana na família. A ideia era ver como esses distintos mundos culturais estão influenciando a identidade das crianças”, completa.

Graduado em Serviço Social no Haiti, o acadêmico chegou em Londrina em março de 2016 para estudar com uma bolsa ofertada pelo Programa de Alianças para Educação e Capacitação (PAEC). Concluiu o mestrado e, agora, o doutorado na UEL sob a orientação do professor Wagner do Amaral.

Pesquisa em Cambé

Mesmo residindo na maior cidade vizinha, Baptiste optou por aplicar a pesquisa em Cambé, onde a população de haitianos habita em maior concentração os jardins Ana Rosa e Santo Amaro. Ele já contava com uma referência anterior, pois, durante o mestrado, estudou como os imigrantes do município compreendem as políticas públicas brasileiras.

A instituição de ensino da rede municipal foi escolhida por ser frequentada por diversas crianças haitianas. O agora doutor promoveu oficinas por lá, trazendo assuntos relacionados à geografia, história e cultura do Haiti. Durante esse processo, pôde analisar como os jovens alunos lidavam com essas temáticas.

Cambé mantém um curso de idioma português para estrangeiros voltado para a comunidade haitiana. Saiba mais clicando aqui

Sob supervisão de Thiago Mossini