Representantes da Secretaria de Cultura e do Mãos que Ajudam com o prefeito Conrado Scheller na apresentação do projeto

A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Cultura, e o Projeto Mãos que Ajudam, está fazendo a catalogação dos livros mortuários do Cemitério Municipal Padre Symphoriano Kopf. Segundo os representantes do projeto na região, a ideia é alocar todos esses dados em uma plataforma e facilitar o acesso para quem busca informações sobre o assunto. O município de Cambé já conta com outras ações do grupo, como o ‘Mãos que Ajudam na Pandemia’, que visa auxiliar à população no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Ana Laura Schulze, diretora voluntária de Comunicação do Projeto Mãos que Ajudam na região, explica que primeiro foram feitas fotos de todos os livros mortuários do cemitério até 2018. Ainda de acordo com ela, são cerca de 600 mil fotos. “Essas imagens já estão disponíveis no site, mas a ideia é facilitar ainda mais o acesso para a população”, pontua. A representante do projeto ressalta que o próximo passo vai ser organizar todos os dados em uma planilha, com as informações pessoais, causa da morte, nome de familiares, dentre outras dados. “Essa catalogação vai permitir que alguém que queria pesquisar sua árvore genealógica encontre todas as informações de maneira mais simples e em um único local. A pessoa vai poder buscar pela data de óbito ou sobrenome”, esclarece. O acervo com as fotos pode ser consultado através do link https://www.familysearch.org/ – o usuário deve criar uma conta e o acesso é gratuito.

Segundo Ana Laura Schulze, a catalogação também vai permitir que essas informações não desapareçam com o tempo. “Vários desses livros que nós fotografamos já estavam em um mau estado de conservação, correndo risco de se perderem”, conta. Schulze ainda ressalta que todo o trabalho de catalogação vai ser feito pelos voluntários do projeto. “Se a Prefeitura de Cambé fizesse sozinha esse trabalho, cada foto, por exemplo, iria custar cerca de R$ 1”, pontua.

O prefeito Conrado Scheller ressaltou que o trabalho do projeto é muito importante para o resgate e manutenção da memória dos cambeenses e da história da cidade. “É uma forma de mantermos viva a memória dessas pessoas que já partiram e que deixaram saudades, mas também é um projeto que mantém disponível a história de quem ajudou a fazer a Cambé que temos hoje”, comemora Scheller.

O Projeto Mãos que Ajudam tem representantes no mundo inteiro, sendo vinculado com a A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. De acordo com Ana Laura Schulze, o projeto recebe voluntários de outras igrejas e de todas as comunidades que atende. Para outras informações ou para ser um voluntário do projeto, o contato pode ser feito através das redes sociais https://www.facebook.com/maosqueajudambrasil/.