A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cambé (CMPIR) realiza a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial na próxima segunda-feira (13/12) das 18h às 22h, na Biblioteca Pública, na Rua Pará 161, no Centro Cultural de Cambé. O tema desse ano será “Reflexos da pandemia para população negra: direitos e equidade, uma responsabilidade de todos”.

A participação do evento é gratuita, assim como as inscrições, que serão realizadas presencialmente no dia do evento às 18h. A conferência tem como foco a sociedade civil para que possam ser elaboradas políticas públicas em prol da população negra, de povos e comunidades tradicionais, de povos ciganos e de povos quilombolas, representados pelo CMPIR, além de ouvir as pautas levantadas por eles. Ao final da conferência cada participante irá receber um certificado.

Esse ano, o evento terá a participação da palestrante Maria de Fátima Beraldo, gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial. Maria foi gestora de 2009 a 2013, enquanto também ocupava o cargo de coordenadora geral de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Região Sul do Brasil, no Fórum Intergovernamental de Políticas de Igualdade Racial da Secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (FIPIR/SEPPIR). Ela também é membro do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo, Coordenado pelo Ministério Público de Londrina, além de participar do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO)  do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Estadual de Londrina  (NEAA/UEL).