Na próxima semana, a Secretaria de Esportes vai promover a VII Olimpíada dos Idosos. O evento acontecerá de terça (08) à sexta-feira (11) no Ginásio de Esportes José Alaja Manoel do Jardim Silvino e na quadra de Esportes do Cambé II. A realização da olimpíada conta com apoio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Cultura.

A abertura das olimpíadas acontecerá na terça-feira (08) às 19h e contará com apresentações artísticas, desfile de agremiações e atividades recreativas. A partir de quarta-feira (09/11) iniciarão os jogos. A competição de lance livre de basquete abre as olimpíadas às 14h. Neste mesmo dia, os idosos também disputarão na modalidade bola ao alvo, boliche e pênalti. Todos os jogos de quarta-feira acontecerão na quadra de esportes do Cambé II. Já na quinta-feira (10), a partir das 14h, os idosos irão competir nas modalidades dominó, passa a bola e vôlei adaptado no Ginásio de Esportes do Jardim Silvino.

O encerramento da olimpíada será na sexta-feira (11) no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Novo Bandeirantes. Neste dia terá um baile e um concurso de dança de salão. Além disso, serão entregues prêmios para todos os participantes. Os três primeiros lugares de cada modalidade receberão medalhas já nos dias dos jogos

O professor de educação física da Secretaria de Esportes, Eduardo Pereira Fiel, conta que a Olimpíada é um evento aberto ao público, para que amigos e familiares possam torcer pelos idosos. Além disso, ele fala sobre a importância do evento para a comunidade cambeense. “A olimpíada dos idosos tem como objetivo valorizar e estimular a prática de exercícios físicos para idosos, como fator de promoção de saúde e bem-estar. Também resgata a autoestima e a integração dessa população. Além de cumprir as políticas públicas de direito a prática esportiva e de lazer a todos”, explica.

De acordo com Fiel, nos anos anteriores as olimpíadas contavam com a participação de cerca de 300 idosos. A maioria dos idosos fazem parte do projeto Viva a Vida do programa Cambé Oportuniza. “Lembramos ainda que este evento complementa o trabalho de preparação de educação física, saúde e cultura do cotidiano das instituições ligadas aos idosos do município de Cambé.”, finaliza.

Sob supervisão de Thiago Mossini

Compartilhe