A mobilização pela vacinação foi um dos fatores decisivos para o combate à pandemia em Cambé

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) elogiou a forma como a Prefeitura de Cambé vem conduzindo as políticas de prevenção e tratamento durante a pandemia de Covid-19. Durante o auge da pandemia, o órgão abriu procedimento administrativo para apurar o que diversas prefeituras estavam fazendo para atender a população e, nesta semana, ao arquivar o procedimento, o MP-PR destacou a eficiência observada em Cambé.

“Como se verifica os autos, o Município de Cambé-PR vem adotando as medidas cabíveis para evitar a infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e a propagação da doença Covid-19 (CIDB34.2) e para capacitar os profissionais atuantes na Atenção Básica do Município de Cambé-PR, assim como para o tratamento das sequelas de pacientes já infectados, com o acatamento de todas as recomendações emanadas do Parquet”, diz o documento divulgado pelo MP-PR. “A eficácia da política pública executada pela Administração Pública Municipal é demonstrada pela diminuição de casos de casos confirmados e do comedido número de óbitos no Município, situação que vem sendo diuturnamente acompanhada por meio dos boletins epidemiológicos”, continua.

O MP-PR ainda ressalta a transparência do município na divulgação de dados sobre a pandemia. “Cumpre salientar ainda que o Município de Cambé-PR implantou ferramenta específica no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal para o acompanhamento das políticas públicas relacionadas à pandemia de Covid-19, na qual se contêm os referidos boletins epidemiológicos e as leis e atos normativos relacionados à doença”, finaliza.

O prefeito Conrado Scheller lembrou dos esforços feitos pela administração municipal para o combate à pandemia e lamentou pelas vidas perdidas. “Não medimos esforços para minimizar o impacto da pandemia em nossa cidade. Atacamos em todas as frentes: conscientização da população, medidas restritivas, estruturação ao sistema de saúde, reforço na equipe e aplicação de vacinas. Infelizmente tivemos muitas vidas perdidas, mas conseguimos evitar que esse número fosse maior”, disse o prefeito.

Cambé registrou até o momento 377 mortes em decorrência da Covid-19, o que equivale a 0,35% da população, menos do que municípios da região com mais de 100 mil habitantes, como Arapongas (575 mortes – 0,46%), Apucarana (505 mortes – 0,37%) e Londrina (2.321 mortes (0,40%).