39 imigrantes concluíram o curso de Língua Portuguesa para Imigrantes na quinta-feira (14/07). Já é a segunda turma formada através do projeto da Prefeitura de Cambé por meio da Secretaria de Trabalho e Profissionalização e Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Com o ensino da língua possibilita a nacionalização dos participantes. As aulas tiveram início no dia 23 de maio e foram encerradas na quarta-feira (13/07).

A Prefeitura oferece as aulas em parceria com a Faculdade Catuaí, com fim de preparar os alunos para as demandas do dia a dia em um novo país. Durante o curso os imigrantes aprendem e aprimoram a leitura, a escrita e a oralidade. Ao se formarem, os estudantes recebem um certificado de conclusão de curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Esse certificado é uma exigência da Policia Federal para que os imigrantes possam obter o visto de permanência, cidadania brasileira ou dupla cidadania. Em sua maioria os participantes das aulas são haitianos, mas na turma também havia um aluno de nacionalidade marroquina.

O secretario de Trabalho, José Aparecido Rolim, destaca a importância do curso de língua portuguesa para o futuro dos imigrantes. “Com maior conhecimento da língua se torna mais fácil inserir eles no mercado de trabalho”, detalha.

Sob supervisão de Thiago Mossini