Em convênio com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e o Sebrae/PR, a Governança de Inovação de Cambé lançou o projeto Trilhas da Inovação. A iniciativa visa levar o tema de inovação para dentro da sala de aula, preparando jovens que estão saindo do ensino médio para o mercado de trabalho, com foco voltado ao empreendedorismo, negócios e habilidades essenciais. A palestra inaugural ocorreu na manhã desta quinta-feira (4), no Centro da Juventude. No entanto, as aulas da Trilha da Inovação seguem com inscrições abertas.

Alunos do ensino médio participaram do encontro, que contou com falas de Roberto Moreira, empreendedor e diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e de Erik Van Der Vliet, consultor credenciado do Sebrae. Os alunos tiveram contato com exemplos práticos e experiências de sucesso sobre inovação e empreendedorismo.

Além da palestra, os alunos também poderão participar de um curso totalmente gratuito. De acordo com a Governança de Inovação, durante as aulas, os participantes irão desenvolver habilidades cruciais, como o uso do design thinking para solucionar problemas de maneira criativa, a aplicação do Canvas na modelagem de negócios, a criação de MVPs e protótipos para avaliar soluções, a elaboração de pitches persuasivos e a apresentação de suas ideias diante de uma banca de avaliação. Ao término do programa, ainda terão uma compreensão prática e abrangente do processo de inovação, reforçando competências vitais para enfrentar os desafios do século XXI.

As aulas serão ministradas no Colégio Estadual Maestro Andrea Nuzzi, uma vez por semana, das 13h30 às 16h30. O aluno pode escolher participar do curso às terças-feiras, com início no dia 16, ou às quintas-feiras, com início no dia 18. O término está marcado para os dias 4 e 6 de junho, respectivamente. As inscrições neste momento são exclusivas para alunos do Colégio Estadual Maestro Andrea Nuzzi e podem ser feitas através deste link.

A presidente da Governança de Inovação de Cambé, Ana Paula Cruz, explicou que o objetivo principal é levar a inovação para dentro da sala de aula e inserir o assunto na vida desses alunos, justamente onde começa o desenvolvimento do empreendedorismo, dos negócios, com os jovens que estão no ensino médio.

“A Governança de Inovação de Cambé, em parceria com os convênios, vêm promovendo um papel fundamental para desenvolver a inovação das vocações que o nosso município tem. E o primeiro projeto que estamos colocando em prática mesmo é a Trilha de Inovação. Nosso papel é levar para esses jovens a oportunidade de estar aprimorando práticas e técnicas para melhorar a inovação, para desenvolver, para que eles comecem a se inserir no mercado de trabalho mais preparado. Que esses talentos concluam o curso e já sejam aproveitados aqui no nosso município, nas indústrias e empresas. Cambé oferece muitas oportunidades. Fica o nosso convite para que esses jovens se inscrevam, aproveitem a oportunidade, e já saiam do ensino médio encaminhados e com essa visão de empreendedorismo, inovação, modernidade no trabalho e execução”, disse a presidente.

Roberto Moreira, um dos palestrantes, destacou que o objetivo da sua participação era mostrar como a inovação pode ser acessível para os jovens. “Eles estão ansiosos, com receios e dúvidas do que fazer no futuro, e muitos têm ideias, mas acabam mirando em coisas que não são tão acessíveis. O objetivo foi explicar que hoje as coisas mudaram, a tecnologia e inovação faz parte do dia a dia de todo mundo, e eu trouxe alguns exemplos de como conseguimos fazer isso. Eu, por exemplo, tive uma startup que foi adquirida pelo Ifood, a Deliveria, e na época eu morava em Cambé. Essa startup cresceu, ganhou notoriedade, e mostrei um pouco dessa realidade próxima. Aqui mesmo em uma cidade do interior, com pouco recurso, é possível conseguir criar uma empresa inovadora. O foco era esse, trazer essa inovação e não aquela que está nos Estados Unidos, longe, mas a que está aqui acessível. Provocar essa geração a tirar ideias e conseguir colocar em prática.”

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