Depois de anos de luta, Cambé terá, enfim, uma companhia independente da Polícia Militar. O governador Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (30/03) o decreto 10.609/2022, que cria o 30º Batalhão da Polícia Militar em Londrina, extingue a 4ª Companhia Independente de Londrina e cria a 11ª Companhia Independente (11ª CIPM) em Cambé, que será responsável pelo policiamento ostensivo e manutenção da ordem na cidade.

Essa é uma das mais esperadas conquistas para a cidade e é fruto do trabalho intenso de vereadores, do deputado Tiago Amaral e do prefeito Conrado Scheller, desde quando ainda era vereador. “Somamos forças e trabalhos juntos para que a Policia Militar do Paraná, sob o comando do coronel Hudson, bem como o Secretário Estadual de Segurança Pública Coronel Marinho e o Governador Carlos Massa Ratinho Junior atendessem essa antiga necessidade de Cambé e conseguimos. É um momento histórico para nossa cidade”, explicou o prefeito Conrado Scheller.

Até o momento, Cambé é atendida pela 4ª Cia da PM, que responde ao 5º Batalhão da PM de Londrina. Com a independência, ela passa a ser subordinada ao 2º Comando Regional da Polícia Militar.

“Para que a população possa entender o que muda, a Polícia Militar em Cambé terá mais estrutura para garantir a segurança da cidade, com mais policiais nas ruas e mais viaturas”, aponta o prefeito.

Cambé possui uma população estimada de 107 mil habitantes em uma área territorial de 495 km2 e o efetivo da 4ª Companhia é de apenas 70 PMs, um número muito inferior do que o adequado.

“Levar a CIPM para Cambé é dar mais autonomia ao município, como acontece em Rolândia e Arapongas, deixando menos responsabilidade e atribuição para o 5º Batalhão, que poderá atender melhor as cidades de Londrina e Tamarana. Essa é a estratégia, esse é o caminho que está sendo feito e todos nós devemos bater na mesma tecla. Tudo isso vai fazer da nossa região em uma potência em segurança pública”, comentou o deputado Tiago Amaral.