O Procon de Cambé, juntamente com Fórum dos Procons Municipais e Procon Paraná, lançaram na sexta-feira (26), uma campanha estadual de divulgação de mais um canal de atendimento ao consumidor. O consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Segundo o coordenador do Procon de Cambé, Willian Train, essa ferramenta possibilita que o consumidor registre a reclamação online e acompanhe todas as etapas do processo. 

O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo. A participação das empresas é voluntária, mas é necessário verificar se a empresa reclamada fez adesão à plataforma. Entretanto, já são mais de 1.000 empresas participantes, segundo a presidente do Fórum dos Procons do Paraná, Luana Esteche.

A partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa. Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem da resposta final. Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como ‘Resolvida’ ou ‘Não Resolvida’, e ainda indicar o nível de satisfação com o atendimento recebido.

De acordo com Willian Train, o consumidor.gov.br pode ainda auxiliar o consumidor antes dele fazer uma contratação, pois é possível consultar as empresas reclamadas, índice de solução das demandas, prazo médio de resposta e percentual de satisfação dos consumidores. “Conhecer a empresa com quem está contratando e seu comprometimento na solução das demandas dos consumidores pode evitar dores de cabeça futuras”, disse.

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