Nesta segunda-feira (1), no feriado de 1º de Maio, a Prefeitura de Cambé voltou a realizar a Festa do Trabalhador, pela primeira vez desde a pandemia, no Centro Esportivo Castelo Branco. Com as finais do Torneio 1º de Maio, serviços das Secretarias Municipais, brincadeiras para as crianças e atrações culturais, a celebração foi um sucesso de público, com seis mil pessoas passando pela festa, e reuniu as famílias cambeenses durante todo o feriado.

Com a volta do evento, os cambeenses se divertiram juntos novamente no D  ia do Trabalho, com serviços e atividades para todos, muita alegria, harmonia, música e opções de lazer para todas as idades.

O prefeito Conrado Scheller afirmou com emoção que não consegue explicar a felicidade de ver as famílias voltando a celebrar juntas novamente. “É muito bom ver o cambeense acreditando no poder de organização da Prefeitura. Hoje nós demonstramos aqui que é possível encher o Centro Esportivo Castelo Branco, com harmonização entre quem veio jogar bola, quem veio brincar, quem veio só comer, enfim, todo mundo convivendo junto em um espaço só”, ressaltou.

Festa do Trabalhador

O evento movimentou o trabalhador, trabalhadora e as famílias cambeenses desde a manhã do feriado, com início às 8h com os serviços das Secretarias Municipais, como a Saúde com o Ônibus da Saúde, que estava aplicando vacinas da gripe, realizando exames preventivos, orientação nutricional e de saúde bucal, entrega de panfletos educativos e fornecendo informações contra a dengue.

Além da Saúde, outras Secretarias também organizaram espaços e atividades para o cambeense. A Secretaria de Trabalho e Profissionalização estava com uma tenda fazendo serviços do Sistema Nacional do Emprego (Sine) como emissão da carteira de trabalho, seleção e recrutamento para preenchimento de vagas para 10 empresas de Cambé e sorteios, incluindo uma bicicleta como prêmio máximo.

Já a Secretaria de Assistência Social e Cidadania preparou uma programação especial para as crianças com brincadeiras buscando conscientizar nossos pequenos cambeenses contra o trabalho infantil. Além disso, tiveram também duas gincanas, uma pela manhã e uma pela tarde, e também quatro estações com jogos para garantir a alegria do público infantil, que ainda podia se divertir em outros brinquedos disponíveis no Centro Esportivo.

A Secretaria de Educação e Cultura trouxe atrações culturais durante toda a Festa, com aulas de alongamento e dança para os visitantes pela manhã, e também apresentação de dança com a Família Som Bell e show musical com o cantor Ariosi durante a tarde, garantindo mais alegria e colocando todos no ritmo da celebração.

Outros serviços e espaços foram ofertados para quem visitou a celebração, como praça de alimentação e também doação de animais de estimação promovido pela ONG 4 Patas. Ao todo, mais de 20 pets encontraram um novo lar.

A vendedora Sueli Felisberto disse que garante presença na Festa do Trabalhador todo ano e, nesta edição, ainda trouxe a mãe de 86 anos para se divertir e aproveitar os serviços disponibilizados no espaço. “É um evento muito bacana, que eu gosto muito e sempre aproveito para me encontrar com alguém, rever amigos que não via há muito tempo. E esse ano tudo ficou muito legal”, destacou.

Já o segurança Fernando Guassu afirmou que é uma alegria voltar a festejar o Dia do Trabalhador em Cambé, uma cidade maravilhosa e com um povo que trabalha e merece muito. “Um evento como esse mostra que a Prefeitura está interessada e preocupada com o bem-estar e a qualidade de vida da população em geral, trazendo um resultado diferente para a sociedade após esse período de pandemia e tantos problemas sociais”, afirmou.

Torneio 1º de Maio

Outra grande atração da Festa do Trabalhador foi a fase final do torneio de futebol amador 1º de Maio, muito tradicional na cidade, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e vencido pela equipe Unidos do Silvino.

No total, foram 46 equipes inscritas; fase regional realizada no domingo (30) com 43 jogos divididos entre os campos do Novo Bandeirantes, Santo Amaro e São Francisco; e as 15 partidas decisivas realizadas no campo principal do Centro Esportivo Castelo Branco durante a Festa do Trabalhador.

O Unidos do Silvino, campeão da edição de 2023, teve uma campanha com seis vitórias e um empate, no qual saiu vencedor nos pênaltis. Ao todo foram nove gols marcados e apenas dois gols sofridos. Na final, triunfo por 2 a 0 contra a equipe do Strawbs/A.E. Cambé III F.C. A Empreiteira MNB ficou com a 3ª colocação.

O treinador do Unidos do Silvino, João Paulo Celis, relatou muita alegria ao ser campeão diante das dificuldades de manutenção de um time amador. “É um sentimento muito bom conquistar esse título porque é um desafio enorme seguir com um projeto assim e ver resultados tão expressivos. Aqui somos uma família, todos vieram, jogaram, ajudaram, um atleta nosso chegou a ir para o hospital, mas saímos vitoriosos. Só tenho a agradecer a eles e a Prefeitura de Cambé pela organização muito boa que nos proporcionaram. A gente espera que ano que vem seja ainda melhor, e com a gente campeão de novo”, concluiu sorrindo.

“As palavras para hoje são agradecimento, felicidade, comprometimento com o pessoal e com a família cambeense, que compareceu e fez hoje a melhor festa do trabalhador da história da cidade de Cambé, e quem está falando isso são as pessoas que estão aqui hoje, não sou eu. Fico feliz que tenha dado certo e vamos melhorar para o ano que vem, a tendência é essa, fazer uma festa cada vez melhor. Obrigado às famílias cambeenses e à nossa equipe da Prefeitura de Cambé, que trabalhou duro para que esse evento tivesse o sucesso que teve”, expressou o prefeito Conrado Scheller no fim do evento.