Em homenagem à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá a Primeira Semana do Livro e da Biblioteca do município. A partir de segunda-feira (24) serão realizados diversos eventos culturais como, por exemplo, palestras, exposição fotográfica, cursos e oficinas. O objetivo do evento é celebrar e incentivar a leitura e as bibliotecas. A participação em todas as atividades e eventos é gratuita e aberta a toda a população.

A Semana inicia com a abertura da exposição “62 anos da Biblioteca Pública de Cambé” na segunda-feira (24) às 15h. Essa exposição mostrará um pouco da história do espaço principalmente por meio de fotos. Na terça-feira (25) terá uma tarde de contação de histórias, em especifico Chapeuzinho Vermelho, com narração de Antonio Guilherme Lopes. As crianças do Lar Infantil Marília Barbosa também irão participar desta atividade. A segunda edição do Café e Viola também acontecerá neste mesmo dia, às 19h30.

Já na quarta-feira (26) terá o “Bookcrossing-desapego literário” no período da manhã. “BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”, explica a bibliotecária e organizadora do evento, Maria Luiza Perez. Ela acrescenta que a atividade será realizada pelas funcionárias da biblioteca nas praças do município. Na quarta-feira também terá um aula de dança às 14h, promovida pelo instrutor de dança Marcos Ricardo Araújo.

A oficina “Livro Criativo” acontecerá na quinta-feira (27) ás 14h. A artista Clara Brenes explica sobre como essa oficina trabalha a criatividade dos participantes. “Vamos costurar, recortar e colar, misturando várias técnicas e criando assim um livro que poderá ser um diário de escritas ou de imagens”, detalha. No mesmo dia, às 19h, Julaine Guimarães apresentará a palestra “O descanso como terapia para melhorar a saúde e a produtividade no trabalho”. O curso “Impressionismo”, ministrado pelo artista plástico Narciso Coppo Filho, encerrara a primeira edição da Semana do Livro e da Biblioteca cambeense na sexta-feira (28), às 14h.

Maria Luiza Perez também conta que durante toda a Semana acontecerá o projeto “Pegue e leve, o livro é seu”, uma feira de livros usados, e a Semana do Perdão da biblioteca. Perez explica que a Semana do Perdão é uma campanha para incentivar a devolução dos livros emprestados na biblioteca. “Uma campanha para receber todos os livros que foram emprestados e não retornaram para o acervo com o perdão total, isto é, o usuário não terá sua carteirinha bloqueada por um período determinado independente do tempo de atraso. Cerca de 20% dos empréstimos não retornam ao acervo“, acrescenta.

“A semana tem como intuito incentivar a leitura, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais”, finaliza Perez.

Sob supervisão de Thiago Mossini