A Secretaria de Educação promoveu o 5° Festival de Matemática do município. A última etapa do Festival aconteceu no sábado (22/10) no Centro da Juventude. Na fase final 16 escolas competiram entre si. A Escola Municipal Jacídio Correia conquistou o primeiro lugar e a Escola Municipal Pedro Tkotz o segundo.

Todos os 48 alunos das 16 escolas finalistas receberam medalhas e os seis alunos vencedores das escolas Jacidio Correa  Pedro Tkotz ganharam bolsas integrais para o Curso Combo Kids do CENAIC. Esse curso da direito à seis meses de aulas de informática e de inglês e um mês de aulas de robótica, digitação e YouTuber.

A secretária de Educação, Estela Camata, destaca que o Festival é um momento especial para a rede municipal por inserir naturalmente a matemática na vida dos alunos fazendo com que muitos percam o medo da matéria. “O festival é justamente para incentivar as crianças a terem esse olhar de que a matemática faz parte da vida delas e que todo mundo pode ter facilidade de aprender junto com seus colegas e participando de um momento tão especial como esse”, detalha.

O Prefeito, Conrado Scheller, comemora a realização do evento e a conquista dos alunos. “É importante fazer as crianças pensarem, porque depois que a mente se expande ela nunca mais volta pro estado normal. Tem a competitividade que é legal também porque a vida é assim, nossos filhos vão se frustrar lá na frente, não vão conseguir tudo que querem na vida e essa competitividade é muito importante para eles verem que eles se dedicam e eles conseguem e aquele que não conseguir agora se dedica um pouco mais que na próxima quem sabe ele vai conseguir. No final quem ganha é a criança e ela vai levar isso para o resto da sua vida”, acrescenta.

O Festival teve início no dia 12 de agosto e participaram 1080 alunos da primeira fase. Destes, 135 alunos foram classificados para a segunda etapa que aconteceu no dia 16 de setembro. De acordo com Estela Camata a competição promove a integração das escolas no ensino de matemática. “Esse evento tem como objetivo explorar o raciocínio lógico e a cooperação mútua entre os alunos e a aplicabilidade de estratégias para resolução de problemas”, finaliza.

Sob supervisão de Thiago Mossini