Vereador Carlinhos da Ambulância, secretária de Educação e de Cultura, Estela Camata, e o prefeito Conrado Scheller durante a assinatura da parceria para o Programa Wash

A Escola Municipal Professora Lourdes Gobi Rodrigues, no Jardim Ana Rosa, em Cambé, será a primeira da cidade a receber o Programa Wash (Workshop Aficionados em Software e Hardware), que visa promover a inclusão digital dos alunos da rede pública de educação do município. O lançamento oficial ocorreu nesta quarta-feira (15), na própria escola.

A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Educação, vai ofertar o programa para os alunos do quinto ano da escola, um projeto pioneiro na cidade. O Programa Wash foi viabilizado por meio de emenda parlamentar da deputada Luísa Canziani, executada via Fundação Araucária, e parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Cultura.

Segundo a secretária municipal de Educação e de Cultura, Estela Camata, a intenção é levar o programa para outras três escolas que oferecem jornada ampliada, com oficinas de reforço escolar, de esporte e cultura, realizadas em período de contraturno: escolas municipais Pedro Tkotz, Cecília Meireles (Caic) e Santos Dumont. “Pretendemos oportunizar aos nossos alunos acesso à tecnologia e à informática, além de oferecer uma formação integral em ambiente escolar e saudável”, salienta, lembrando que em 2022 o programa deve estar em todas as escolas municipais de Cambé.

O prefeito Conrado Scheller ressalta a importância de investir na educação e na preparação das crianças para o futuro. “Sempre deixei claro que minha prioridade são as crianças. E poder proporcionar o conhecimento e a qualificação a elas é muito gratificante. Precisamos preparar nossas crianças desde cedo para esse futuro que já está aí. Cambé dá um grande salto de qualidade em seu ensino”, celebra.

Diferença na vida das crianças
A diretora da escola, Mayara Alcântara Ricordi, era só alegria durante o lançamento. Ela conta que receber o projeto foi um presente para ela, para os alunos, e de aniversário para a escola que completa 30 anos em 2021. “Projetos como esse, no contraturno, ajudam muito, pois tiramos as crianças das ruas ou de situações de vulnerabilidade. Esses alunos vêm para escola e de certa forma podemos fazer um acompanhamento”, destaca a diretora. Ricordi ainda pontua que os alunos estão muito animados com essa oportunidade, principalmente os do quinto ano. “Se depender deles, todos vão participar, mas estamos fazendo a organização do espaço para atender o maior número de alunos possível, pois temos que levar em conta a pandemia”, frisa.

A diretora ainda salienta que tudo que é feito nas escolas, os pais depositam muita confiança e credibilidade. “As famílias nos procuram para auxiliar em questões que vão além do ensino-aprendizagem, mas que é parte da educação também. Eu acredito que esse projeto vai impactar positivamente na vida dos alunos e das famílias”, finaliza Ricordi.

Programa Wash
A ideia do programa é que, por meio da linguagem de programação, e com o auxílio de monitores, as crianças aprendam a programar jogos, a elaborar histórias animadas e a desenvolver programas interativos, que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio lógico, aprendizagem da matemática, além de trabalhar valores como disciplina, persistência e bom comportamento.