A noite desta quinta-feira (26) foi de muita celebração e reconhecimento com a entrega da Comenda Grão de Café para a doutora Djamedes Garrido. O evento ocorreu no Salão da Paróquia Santo Antonio e contou com a presença da homenageada da noite, e também do prefeito Conrado Scheller, do vice-prefeito Zezinho da Ração, familiares, vereadores, servidores e comunidade geral que já foram atingidas e impactadas pelos serviços prestados na saúde pública de Cambé. A honraria foi proposta pelo vereador Dr. Fernando Lima.

Djamedes Maria Garrido nasceu em 28/05/1956, e formou-se em medicina na Faculdade Evangélica de Curitiba em 1983, com especialização em saúde da família e auditoria e medicina do trabalho. A médica iniciou sua carreira em Matinhos sendo vereadora por quatro anos. Em 1994, se mudou para Londrina, atuando como diretora do Hospital Zona Sul e diretora da 17ª Regional da Saúde em duas oportunidades.

A doutora Djamedes começou a atuar em Cambé em 1996, como clínica geral, atendendo em plantão na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Novo Bandeirantes. Esteve também, desde a implantação, no programa Saúde da Família, em 2000, na UBS do Jardim São Paulo. De 2001 a 2004, foi secretária de Saúde no terceiro mandato do Zé do Carmo. Em 2005, retornou para a atenção básica na UBS do Jardim São Paulo, e no ano seguinte foi para o programa Saúde da Família da unidade Cambé II/Tarobá. Ficou na função até 2017, quando foi convidada novamente para ser secretária de Saúde na última gestão do Zé do Carmo. Em virtude de impedimentos legais, deixou de ser secretária, passando a ser auditora e contribuindo na gestão municipal até hoje.

A homenageada da noite expressou que lhe faltaram palavras para descrever o sentimento que sentiu, e que o evento só aumentou a vontade e a responsabilidade de trabalhar por Cambé e pela população. “Fiquei muito sensibilizada, muito emocionada com todo esse reconhecimento, com todas essas pessoas que compareceram na solenidade. Isso me deixa com a sensação de ainda mais responsabilidade e compromisso com a população cambeense, muito pelo respeito que demonstraram comigo, pelo carinho, pelo aconchego. Trouxeram familiares meus que não encontrava há algum tempo, falas dos meus filhos, meu marido. Enfim, só tenho a agradecer por todo esse carinho que recebi de toda a sociedade cambeense, através dos vereadores e do prefeito, e o carinho e o apoio que sempre tive dos servidores da Secretaria de Saúde, de todos os lugares que trabalhei. Só tenho a agradecer por receber a maior honraria que alguém pode receber na cidade de Cambé” afirmou Djamedes.

O prefeito Conrado Scheller destacou a importância do trabalho desenvolvido por Dra. Djamedes em Cambé ao longo dos anos. “Ela é uma pessoa que dedicou sua vida a salvar a vida das pessoas. Dra. Djamedes está sempre de prontidão para atender quem quer que seja, sem cobrar nada por isso, pelo simples prazer de ajudar o próximo. Não há palavras para descrever o quanto ela é importante para nós”, destacou o prefeito.

O vereador doutor Fernando Lima, que propôs a honraria na Câmara Municipal, destaca que a homenagem à doutora Djamedes é reconhecimento para toda a Saúde Pública cambeense. “Eu fico muito feliz de ter tido a honra e o privilégio de propor e aprovar essa homenagem durante o meu mandato como presidente da Câmara. A doutora Djamedes é uma pessoa muito generosa e dedicada. Não tenho dúvidas de que suas atitudes tornam o mundo um lugar melhor. Além disso, ao homenagear a Dra. Djamedes, a gente também reconhece a importância do trabalho de todos aqueles que, direta ou indiretamente, atuam na área da Saúde”, destacou.

A Comenda Grão de Café é a mais alta honraria do município, e simboliza o reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade.

Djamedes Garrido é casada com Adil José Pelloso e mãe de Guilherme Garrido Pelloso. Ela também cuidou dos sobrinhos Daniel Garrido Baena e Livia Garrido Barchechen.