A Prefeitura de Cambé, por meio das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente promovem neste sábado (11/12) mais um mutirão de limpeza contra a dengue para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti). O mutirão inicia por volta das 7h30 e finaliza às 14h30 e vai percorrer os bairros Novo Bandeirantes, Jardim Morumbi, Campos Verdes e Ana Eliza III.

É recomendado que os moradores deixem objetos que acumulem água como, por exemplo, móveis velhos, pneus e vasos em frente à casa na sexta-feira (10/12) à noite. “A gente pede para o pessoal se mobilizar e deixar (os descartes) já na sexta à noite para não correr o risco de não levarmos, porque o mutirão não tem horário certo para passar em determinada rua”, explica Fábio dos Santos, agente de endemias e supervisor de campo. Materiais como entulhos e galhos de arvores não estão sendo recolhidos.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), entre os dias 18 e 23 de outubro, a cidade de Cambé apresentou um Índice Predial de 1%. A porcentagem indica que, estatisticamente, 6.282 imóveis provavelmente possuem criadouros ativos do mosquito da dengue. De acordo com o manual divulgado pelo Ministério da Saúde, o índice da cidade de Cambé está classificado como de médio risco ou como sinal de alerta.

Na cidade, os bairros com maior porcentagem de focos do mosquito da dengue são: Residencial Nossa Terra (13,63%); Conjunto Habitacional Dr. José dos Santos Rocha (7,4%); Conjunto Habitacional Euthimio Casarotto 4,87%; Vila Brasil (3,22%); Cristal (2,7%); e Vila Guarani (2,08%). Segundo informações da Secretaria de Saúde, a prioridade dos mutirões vai ser acompanhar os bairros com maior risco epidemiológico.

Compartilhe