O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza neste dia primeiro de dezembro ações de conscientização sobre o uso de preservativos e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. A ação será realizada no Dia Mundial de Luta contra a Aids. Na unidade também são oferecidos de forma gratuita preservativos masculinos e femininos. Os atendimentos serão feitos das 7h às 13h. O CTA fica na Rua Proclamação, 67, no Jardim Vila Rica.

De acordo com estatísticas da UNAIDS, 1,5 milhão de pessoas se tornaram HIV+ em 2021 no mundo. Um dos objetivos do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é relembrar a importância do combate ao vírus e também ao preconceito contra pessoas HIV+. Quando o HIV e a AIDS ganharam notoriedade, ainda nos anos 1980, muitos mitos e estigmas foram criados para segregar as pessoas que convivem com o vírus, carregados de preconceitos e desigualdades. Mais de 40 anos depois, essa desigualdade ainda se faz presente.

Qual a diferença entre AIDS e HIV?
A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença causada pelo vírus HIV (Vírus Humano de Imunodeficiência) e atua destruindo as células brancas, que são as responsáveis por proteger nosso organismo contra diferentes infecções.

O vírus é transmitido pelo contato dos fluidos corporais da pessoa HIV+ com o sangue da pessoa HIV-, como por relações sexuais sem preservativo, transfusões de sangue, amamentação e compartilhamento de seringas e agulhas, sendo essa uma das principais causas de contaminação entre usuários de drogas injetáveis.

Nem todo HIV+ vai desenvolver AIDS, pois hoje os medicamentos antirretrovirais, quando utilizados de forma correta e continua, causam a redução da carga viral no organismo, podendo chegar ao nível “indetectável”. Com a carga viral indetectável, o HIV pode até deixar de ser transmitido, o que coloca o tratamento antirretroviral como um dos melhores métodos de Prevenção Combinada. Mas isso não é motivo para não utilizar o preservativo, que como o próprio nome sugere, te “preserva” de outras doenças e uma possível gravidez não desejada. O HIV não escolhe gênero, idade, identidade sexual, peso, tamanho ou raça. O vírus existe e está por aí, e a melhor forma de cuidado é a prevenção.

O CTA também oferece serviços de ambulatório de HIV e palestras em empresas sobre os riscos das infecções sexualmente transmitidas. As empresas interessadas podem entrar em contato pelo número 43 3174-0216.

Compartilhe