A segunda turma do Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros iniciou as atividades no município. A iniciativa é da Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria do Trabalho e Profissionalização e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, numa parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina e a Faculdade Catuaí, que cedeu suas dependências para o curso.

As aulas começaram na segunda-feira (23) e se encerram em 15 de julho. A formatura da primeira turma ocorreu no último dia 20 de abril e, após curto intervalo, um novo grupo de alunos chega para aprimorar suas habilidades com a língua.

A maioria dos participantes (40) são haitianos, mas também há um imigrante de nacionalidade marroquina e outro vindo de Cuba. O professor Edvaldo dos Santos é quem acompanha essas pessoas que fizeram do Brasil sua nova morada.

De acordo com o educador, o plano de ensino busca trabalhar com os alunos três principais vertentes de comunicação: leitura, escrita e oralidade. A intenção também é prepara-los para as demandas que podem surgir no dia a dia. “Esperamos que eles se ambientem de forma mais rápido nas situações do cotidiano. Que consigam responder mais facilmente em momentos que precisam, por exemplo, preencher um formulário de emprego ou buscar atendimento nos serviços públicos”, complementa.

A certificação no curso também é uma das exigências da Polícia Federal para a obtenção da cidadania brasileira, dupla cidadania ou visto de permanência.

Sob supervisão de Thiago Mossini