Até esta quarta-feira (17), está sendo realizada em Curitiba a 13ª Conferência Estadual de Saúde, que são fóruns de discussão para levantamento de políticas de Saúde Pública dos próximos quatro anos. O tema central esse ano é “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Dos representantes escolhidos da 17ª Regional Estadual de Saúde, sete são de Cambé e levaram pautas da região para a reunião do estado.

As conferências ocorrem a cada quatro anos, nos âmbitos municipais, estaduais e federal, e servem como encontros entre a população geral e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para direcionar as ações e encaminhamentos de Saúde Pública.

Por lei, os conselhos são feitos de forma paritária, ou seja, divididas com 50% para usuários do Sistema, de forma deliberativa e voluntária, 25% para gestores e servidores do SUS e outros 25% para trabalhadores gerais da saúde.

As conferências acontecem primeiro nos municípios e em Cambé a reunião aconteceu no dia 13 de dezembro, para levantar as propostas locais de trabalho para saúde e escolher os delegados estaduais. Daqui, foram selecionados sete, sendo cinco usuários e dois servidores, que inclusive podem se eleger para representar o Paraná na 17ª Conferência Nacional de Saúde, dos dias 2 a 5 de julho, em Brasília.

A diretora de planejamento da Secretaria de Saúde, Talita Maria Bengozi Gozi, destaca a importância de ter sete conselheiros em Curitiba. “Tem município que não conseguiu ter essa representatividade, e graças ao interesse do cambeense, temos sete delegados estaduais para representar Cambé e levar nossas demandas. Trabalhamos bastante os tópicos de saúde mental e financiamento de saúde na 17ª regional, levamos para Curitiba e esperamos agora que alguém daqui seja escolhido novamente, porque já contávamos com um delegado estadual, para ir à Brasília e tratar desses temas lá também”, disse.