A Prefeitura de Cambé apresentou na manhã desta sexta-feira (17) uma prévia do projeto da Lei de Inovação do município. O projeto foi desenvolvido ao longo de um ano e meio de trabalho do Comitê Gestor da Lei Geral de Cambé, que conta com a consultoria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Nesse primeiro momento, os principais tópicos foram apresentados aos membros da Governança do Ecossistema de Inovação de Cambé; depois, o texto será atualizado com as contribuições dos participantes; e, por fim, irá para votação na Câmara dos Vereadores.

A advogada Renata Queiroz foi contratada pelo Comitê Gestor da Lei Geral de Cambé para prestar uma consultoria para o desenvolvimento do texto do projeto. Segundo ela, o trabalho começou com uma parte teórica para os membros, já que todos precisavam ter a mesma base sobre o que seria desenvolvido. A partir disso, foram realizadas atividades práticas, incluindo a participação em workshops de inovação. “Com a consultoria, o município organizou o texto do projeto e agora estamos apresentando esses primeiros tópicos, que podem ser alterados conforme as sugestões e contribuições que recebermos”, explica.

Segundo Queiroz, os principais tópicos da Lei de Inovação de Cambé que foram apresentados na reunião são: 1) criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Cambé; 2) criação da Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; estímulo à construção de ambientes de inovação; estímulo à inovação nas empresas; estímulo à participação das ICTs (Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica) no processo de inovação; e a criação do Fundo de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Lourdes Maçolla, secretária de Desenvolvimento Econômico de Cambé, ressalta que o município tem empresas com plataformas de inovação, que buscam espaço em hubs de cidades vizinhas. “Nós queremos trazer e fomentar isso dentro da nossa cidade”, destaca. Segundo ela, a expectativa é de que a Lei de Inovação de Cambé entre em vigor até o final do ano.

Felipe Sicorski, consultor do Sebrae, ressalta que a Governança do Ecossistema de Inovação de Cambé envolve quatro eixos, sendo eles: poder público, poder privado, sociedade civil e instituições de ensino. Ele conta que qualquer pessoa pode participar das reuniões, basta ir até a Sala do Empreendedor de Cambé, que fica na Rua França, n°84 e funciona das 8h30 às 17h. O telefone para contato é o 3174-2716. Atualmente, o comitê conta com 15 membros e a governança com 20.