O setor de Recursos Humanos do grupo de confecção Costa Rica Malhas conferiu de perto, durante a tarde da quinta-feira (17), o andamento das atividades do curso de costura industrial, promovido pelas Secretarias Municipais do Trabalho e da Assistência Social em conjunto com a empresa e a associação de moradores do Parque Residencial Ana Rosa. O objetivo da visita foi obter um balanço do primeiro mês da qualificação, avaliar o desempenho dos aprendizes e das professoras e promover os ajustes finais para as aulas seguirem com o melhor aproveitamento possível no Centro Comunitário do jardim Ana Rosa, de segunda a sexta-feira, durante três turnos (manhã, tarde e noite). A Secretaria de Assuntos Comunitários é parceira no curso cedendo as instalações da Casa Comunitária e fazendo as instalações elétricas em parceria com as Associações de Moradores.

Alguns participantes ainda têm a chance de já deixarem o curso com a carteira de trabalho assinada. Isso porque a empresa vai abrir vagas dentro do seu quadro de costureiros para alunos interessados. Quem conservar o interesse na oportunidade irá passar por um estágio e, caso obtenha a aprovação, torna-se um colaborador da empresa do ramo têxtil.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da Costa Rica Malhas, Karine Nascimento, alguns inscritos já procuraram o curso atraídos pela oportunidade de trabalho. A representante usa uma analogia para explicar o porquê de apostar em funcionários recém qualificados. Segundo ela, os novos talentos são como quadros em branco que podem receber as tintas da empresa. A expectativa é que eles sejam moldados com os valores organizacionais próprios da fabricante e, com isso, executem as tarefas da forma esperada.

“Areditamos que, se a pessoa buscou um curso especifico, é porque ela ama aquela área, deseja crescer naquela profissão e agregar ao time, o que faz muito sentido na contratação de recém qualificados”, completa Nascimento. A empresa é otimista quanto ao futuro da nova remessa de trabalhadores e espera que eles construam uma carreira sólida.

Para o secretário José Aparecido Rolim, que comanda a pasta municipal do Trabalho, com a parceria, o poder público e a iniciativa privada somam esforços para elevar a qualidade do curso e, desse modo, oferecer maiores benefícios aos trabalhadores cambeenses.

Supervisão de Thiago Mossini