A Unidade de Lactação de Cambé (Unilac) irá homenagear as doadoras de leite materno do município na próxima segunda-feira, dia 1, data em que se comemora o Dia Mundial da Amamentação. O evento será às 10 horas, na Clínica da Mulher, e marca o início da programação do Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância da amamentação.

Durante a celebração, 14 mulheres presentes na lista de doadoras de Cambé receberão certificados de agradecimento entregues pelo prefeito Conrado Scheller. Além disso, algumas das homenageadas participaram de um ensaio fotográfico que irá estampar as ações da campanha durante todo o mês.

O Agosto Dourado é uma campanha criada em 1922 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).  O objetivo é promover ações durante todo o mês que chamem atenção sobre a importância que a amamentação tem para a vida da mãe e de seu bebê, sendo o incentivo à doação de leite materno uma de suas pautas.

A campanha também procura informar sobre os benefícios que a amamentação proporciona para a mãe e para o bebê. De acordo com Marlene de Souza Lima, técnica de enfermagem e responsável pelas consultorias de amamentação da Unilac, além de fortalecer o laço entre mãe e filho, a amamentação  proporciona benefícios para a saúde de ambos. Souza Lima explica que,  fornecido exclusivo até os seis meses e de formar complementar até os dois anos ou mais, fornece vantagens imunológicas e psicológicas e benefícios para o desenvolvimento do bebê “O leite materno é um alimento de fácil digestão e possui nutrientes essenciais para a sua saúde do bebê”  explica.

Para as mães, a técnica de enfermagem diz que amamentar pode diminuir o risco da mulher desenvolver problemas como: anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer de mama, de ovários e depressão pós-parto. Além disso,  quando o bebê é amamentado na primeira hora de vida, a prática pode também auxiliar as mulheres nas contrações diminuindo risco de hemorragias uterinas. “Além de tudo isso, amamentar é um ato de amor que eleva a autoestima dessas mulheres”, finaliza Souza Lima.

Coleta e doação de leite materno em Cambé

A Unilac realiza, durante todo o processo, o acompanhamento e orientação para qualquer mulher apta a doar. Desde o fornecimento dos frascos, das orientações de como coletar e armazenar o material e demais dúvidas. A unidade também se dispõe em ir até a residência da doadora realizar o atendimento, caso necessário.

Qualquer mulher que estiver amamentando e estiver em boas condições de saúde pode se tornar doadora.  Não é necessário ter uma grande produção láctea, a coleta de 50 ml por dia durante uma semana já proporciona o volume suficiente para fazer a doação.

O agendamento pode ser realizado por ligação no (43) 3174-0235, através do WhatsApp pelo número (43) 9 9187-6285 ou ainda por meio do Instagram @unilac_cambe. Quem não tiver acesso a esses canais pode acionar a Unilac na Unidade Básica do Saúde (UBS) de Cambé mais próxima de sua residência.

Depois da coleta do leite, a Unilac faz a primeira análise da substância e encaminha ao Hospital Universitário de Londrina, que é o banco de leite da região. “No HU, esse leite é pasteurizado e distribuído para os hospitais da região, mas a grande maioria fica na própria instituição, pois conta com o maior número de bebês prematuros”, explica Camila Bueno, enfermeira responsável pela Unilac.

A Unilac

Fundada em 2002, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade de Lactação de Cambé fornece atendimentos para garantir que mais mães e bebês tenham acesso aos benefícios da amamentação.

Além da coleta e fornecimento de leite materno, a unidade presta auxílio, orientação e intervenções para mães e familiares que estão passando pelo processo, além de fornecer uma avaliação fonoaudióloga dos bebês. Em 2021, a unidade expandiu para melhor acolher os pacientes e hoje realiza em média 150 atendimentos por mês.

A Clínica da Mulher, onde também funciona a Unilac, está localizada na Rua José Gomes Redondo, número 35, no Jardim Ana Rosa.