Os quase 12 mil alunos da rede municipal de educação de Cambé iniciam o ano letivo de 2025 nesta segunda-feira (3). E a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está acertando os últimos detalhes para receber todos os estudantes já com uniformes e material escolar no primeiro dia, formação continuada para os professores e planejamento com currículo escolar e atividades culturais focados em manter Cambé como referência na educação.
O cronograma da Secretaria já contou com o retorno dos diretores das 44 Unidades Municipais de Educação e alguns administrativos na segunda-feira (20) da semana passada. Já nesta segunda-feira (27), foi a vez dos professores retornarem às escolas para reunião pedagógica e formação continuada, sendo divididos entre educação infantil e fundamental.
“E na próxima segunda-feira (3), teremos já nas escolas, oficialmente, o início do calendário escolar. Nesse dia, pais e alunos estarão sendo recebidos nas nossas unidades para conhecer suas turmas, conhecer o professor e ter esse retorno no ambiente escolar com o filho. E também, nesse dia, vamos entregar todo o kit de material escolar e os uniformes completos, já no primeiro dia de aula, para todas as nossas crianças”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Estela Camata.
Desde 2023, Cambé fornece gratuitamente todo o material escolar conforme a série e necessidade do aluno. Com isso, os bebês recebem itens que serão usados no ensino infantil, assim como as crianças em cada série do ensino fundamental. Os itens de uso individual, como lápis, borracha e cadernos, por exemplo, são enviados para casa com os alunos. Além do material, as crianças também recebem uniforme escolar completo, tanto para o verão como para o inverno.
O prefeito Conrado Scheller destaca que o investimento na educação é a maior conquista do seu governo, e celebra com alegria mais um retorno às aulas. “Temos sempre no nosso governo que esse investimento nas estruturas, segurança nas escolas, novos ambientes, material e uniforme não tem preço. É investir no futuro de Cambé, garantir um município melhor lá na frente, e também maior igualdade social e oportunidades hoje”.
Fila de espera zerada na rede municipal
Pelo terceiro ano consecutivo, Cambé zerou a fila de espera para matrículas na rede municipal de ensino. Ao todo, só no período de novos cadastros e matrículas em dezembro de 2024, foram registrados 630 novos alunos, divididos entre educação infantil e fundamental.
No entanto, a Central de Vagas, que fica no Centro Cultural próximo à Prefeitura, está sempre aberta e segue recebendo matrículas continuamente. Segundo a secretária de Educação, após o período de matrículas os diretores retornaram das férias e, a partir deste momento, já começam a absorver essa demanda.
“Portanto, funciona assim. Hoje, se você entrar no cadastro, vai ver que tem crianças lá para serem atendidas. Para isso, estamos chamando professores e providenciando alguns ajustes. Já estamos também fazendo um levantamento de quantas turmas novas vamos abrir para em fevereiro todo mundo já estar em sala de aula”, ressaltou Camata.
Pais ou responsáveis que desejam fazer a matrícula de seus filhos devem comparecer a Central de Vagas, no Centro Cultural (Rua Pará, 161), com certidão de nascimento e carteirinha de vacinação da criança, comprovante de endereço e documentos pessoais dos pais.
Formação continuada dos professores
E para garantir um ensino efetivo e de qualidade para as crianças ao longo de todo ano, a Secretaria de Educação e Cultura investe na formação continuada de professores, diretores e funcionários das instituições de ensino. Desde a última semana, os servidores vêm passando por cursos e palestras com foco específico para cada área, seja nutrição infantil, pedagogia, direção e gestão, setor administrativo e matérias específicas. Além disso, na quinta (30) e sexta-feira (31), cerca de 1.300 professores participam do principal encontro da formação: “O desenvolvimento da atenção e o autocontrole da conduta”.
Estela Camata ainda afirma que a formação da rede já é tradição em Cambé, e vem sendo fortalecida cada vez mais. Temos formação agora, mas elas segue acontecendo o ano todo com a própria equipe da secretaria. Temos hoje assessores de matemática, assessores de português, de língua portuguesa, de história, geografia, ciências naturais, artes e educação física, com a responsabilidade justamente de dar esse suporte de formação continuada para os nossos professores que estão atuando na sala de aula.”
Novos índices e resultados expressivos alcançados em 2024
No último ano, Cambé ainda recebeu premiação estadual por desempenho na alfabetização de crianças. De acordo com índice do Ministério da Educação (MEC), que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, 79,1% das crianças que terminaram o 2º ano do ensino fundamental em 2023 já sabiam ler e escrever – média acima da nacional, estadual e dos municípios da região.
A premiação é motivo de orgulho e satisfação em toda a rede, mas o trabalho não para e a meta é ainda maior em 2025. “Tivemos esses resultados importantíssimos, IDEB, Criança Alfabetizada. Enfim, Cambé se destacando ao nível de Paraná. E lógico que a gente continua trabalhando para melhorar ainda mais o índice. O nosso principal objetivo é que o índice alcançado no segundo ano passe a contar já no primeiro ano, alta em alfabetização no primeiro ano. E isso é possível porque fazemos uma formação continuada desde o infantil, nosso currículo proporciona isso. A criança começa a trabalhar o desenvolvimento dela desde quando é inserida. Seja bebê, no Infantil, e no fundamental, já preparada para essa alfabetização. Inclusive, nós já temos crianças que saem alfabetizadas até do Infantil 5. E a gente quer ampliar esse índice para um número cada vez maior de crianças, com todo o planejamento que a gente tem. Se hoje a gente tem uma fila de cadastro, de vaga para os nossos CMEIs zerado, quer dizer que as nossas crianças estão sendo inseridas cada vez mais cedo no processo de educação. Isso proporciona um resultado positivo lá na frente, na alfabetização delas”, concluiu a secretária.