A Prefeitura de Cambé, por meio do Procon, Vigilância Sanitária e Secretaria de Fiscalização Urbana, e em parceria com as Polícias Civil e Militar, realizou uma ação de fiscalização em estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas. A ação dá sequência a operações nacionais na busca de bebidas adulteradas com metanol, garantindo a segurança do cambeense. Quatro estabelecimentos foram vistoriados, sem vestígios de adulteração. Novas operações serão feitas em breve.

A ação foi feita em quatro comércios da cidade, com averiguação de lacre, rótulos das bebidas e contrarrótulo. Não foram encontradas bebidas com vestígios de adulteração com metanol.

No entanto, a equipe identificou diversas outras irregularidades nos estabelecimentos. Em três deles foram encontradas 31 garrafas de bebidas que não estão em acordo com a legislação brasileira, principalmente em relação à identificação de possíveis irregularidades nos rótulos e lacres, sem inscrição do importador no Ministério da Agricultura, ou nota fiscal, caracterizando descaminho. As bebidas irregulares foram descartadas.

Também foram apreendidos dez cigarros eletrônicos e três acessórios, proibidos por lei, e encaminhados à Polícia Civil. E ainda, 6.140 cigarros de origem estrangeira, contrabandeados do Paraguai, sem as advertências sanitárias obrigatórias e a mensagem de proibição de venda a menores de 18 anos. Os comerciantes foram conduzidos para a delegacia e orientados.

“Foi uma operação importante, e que provavelmente terá novos desdobramentos, porque tem muitos comércios em Cambé para ser visitados. Mas essa é uma resposta direta para a sociedade, estamos preocupados e trabalhando para evitar uma contaminação por metanol, um mal à saúde da nossa população”, salientou o diretor do Procon de Cambé, Willian Train.

Ana Paula Dias, chefe da Vigilância Sanitária, explicou que diante da preocupação da Prefeitura, iniciaram-se as fiscalizações para verificar locais de comércio de bebidas, procedência dessas bebidas e eventuais falsificações. “Essas ações vão seguir enquanto for necessário. Estamos preocupados com a saúde da população diante desse cenário nacional. Por isso, vamos orientar também os comerciantes sobre quais são os cuidados que eles devem ter na hora de adquirir as bebidas. Isso começa desde a distribuidora até o consumidor final. Isso vai ser feito segundo as regiões do município até alcançar o maior número possível de estabelecimentos”, disse.

 

Bebidas intoxicadas com metanol

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (8), o Brasil tem hoje 259 casos notificados de intoxicação por metanol. Até o momento, 24 deles foram confirmados. Cinco pessoas morreram. O Paraná tem cinco casos suspeitos e três confirmados – nenhum na região.

Os governos federal e estaduais investigam a procedência do metanol e como as bebidas foram intoxicadas. A substância é altamente tóxica, e pode causar cegueira, danos neurológicos irreversíveis e morte, mesmo em pequenas doses.

Na última sexta-feira, o Procon de Cambé divulgou uma recomendação administrativa com alerta de risco sanitário coletivo. Clique aqui e confira medidas de prevenção contra bebidas adulteradas para fornecedores, comerciantes e consumidores.

Se você suspeita de alguma bebida adulterada, não consuma e denuncie imediatamente ao Procon de Cambé, à Vigilância Sanitária e à Polícia Civil.

O Procon de Cambé fica na Rua Pará, 126. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O atendimento também pode ser feito pelo telefone (43) 3174-2851 ou e-mail cambepr@procon.pr.gov.br. Já a Vigilância Sanitária fica na Secretaria de Saúde, na Avenida Inglaterra, 1.144. O telefone para contato é o (43) 3174-9412. E a delegacia de Polícia Civil de Cambé fica na Rua da Esperança, 50. O telefone é o (43) 3249-8600.

Compartilhe