A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) divulgou um balanço do trânsito de Cambé em 2025. Ao todo, o município registrou uma redução de 26,6% de acidentes, 12,6% a menos de vítimas envolvidas e também queda na velocidade média em todas as vias monitoradas no município. A Prefeitura segue investindo em ações educacionais e de fiscalização, e também na estrutura física das vias para levar mais segurança para motoristas e pedestres.

A Secretaria contabilizou dados de abril de 2025, quando o município começou a autuação no trânsito através dos radares, até dezembro; e comparou com dados do mesmo período de 2024. Conforme os índices, Cambé passou de 94 acidentes em 2024 para 69 em 2025, com uma redução de 26,6%. Em 2024, 95 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito; já no último ano, esse número caiu 12,6%, para 83 vítimas. Duas pessoas morreram em acidentes de vias municipais em cada ano.

Também foi possível identificar que, desde o início da operação da fiscalização eletrônica, houve redução da velocidade média registrada pelos equipamentos, e que esses pontos apresentaram redução de sinistros superior à média geral. A secretária municipal de Segurança Pública e Trânsito, Thays Kuchenbecker, explicou que esses resultados evidenciam uma mudança positiva também no comportamento dos condutores.

Além da implantação dos radares, a Sestran intensificou diversas ações complementares de educação e fiscalização de trânsito. Foram realizadas atividades educativas em escolas e empresas, participação em eventos, blitz educativas e operações de fiscalização integradas com as forças policiais do município. “A atuação conjunta entre os órgãos e o direcionamento das ações para locais com maior índice de acidentes também contribuíram para os resultados”, enfatizou a secretária.

A Prefeitura ainda ampliou os investimentos em infraestrutura viária. Em 2025, foram feitos mais de 15 mil m² de sinalização horizontal, além da instalação de placas de sinalização, travessias elevadas e lombadas, medidas voltadas ao aumento da segurança de pedestres e condutores.

“São resultados que efetivamente reafirmam o compromisso da gestão em preservar vidas e garantir um trânsito mais seguro, e atestam que ações integradas de fiscalização, educação e engenharia de tráfego estão surtindo um efeito positivo”, concluiu Kuchenbecker.

Compartilhe