Quando a ação é boa, a gente triplica a dose! A terceira edição do Sine na Comunidade aconteceu nesta terça-feira (23) no Centro Comunitário do Jardim Santo Amaro, que fica na Rua Rio Madeira, 308. A ação é uma oportunidade para quem precisa de algum serviço prestado pela Agência do Trabalhador ou para quem está procurando um trabalho, já que as pessoas podem sair de lá com um empregadas. O Sine na Comunidade acontece em duas terças-feiras do mês: em uma no Jardim Ana Rosa e outra em algum dos bairros da cidade. 

Essa já é a terceira edição do Sine na Comunidade, que nas primeiras terças-feiras visitou a região do Jardim Ana Rosa. Gabriela de Andrade Alves, que integra a equipe do Sine, explica que na primeira hora de atividade, eles atenderam mais de 60 pessoas. “É um número muito expressivo se comparado à semana anterior, que atendemos por volta de 30 pessoas o dia todo”, explica. Segundo ela, o tempo ensolarado e a temperatura mais amena contribuíram para a alta procura. “Na terça-feira passada, o dia estava chuvoso e frio, então por isso a procura foi mais baixa do que esperávamos”, pontua. 

Alves destaca que o objetivo da ação é trazer todos os serviços oferecidos pela Agência do Trabalhador para mais perto da população. “Às vezes as pessoas que moram nos bairros mais afastados da área central não têm condições de ir até o Sine, já que o combustível não está barato. Então essa é uma forma de aproximar o Sine da população que vive nos bairros”, ressalta. Nesta edição, seis empresas estava presentes com mais de 100 vagas de emprego disponíveis. “O primeiro passo é atualizar o cadastro no sistema do Sine dessas pessoas, depois nós já encaminhamos para as entrevistas”, explica. Segundo ela, as pessoas que decidem quais das empresas ou vagas mais interessam. “Se ela quiser, pode fazer entrevista com todas as empresas e se for chamada mais para mais de uma, ela escolhe com qual quer assinar o contrato”, explica. 

Quem compareceu na data também pôde receber orientações gerais sobre os assuntos voltados à pasta, como a pré-inscrição para os cursos de capacitação disponibilizados pelo município e o cadastro para terminar os estudos. A equipe também auxilia as pessoas que querem baixar e fazer o cadastro da Carteira de Trabalho Digital. “Quando a pessoa traz todos os documentos e tem o aplicativo da Carteira de Trabalho celular, nós também conseguimos dar entrada no Seguro Desemprego. Caso não seja possível, nos agendamos para que ela vá até a Agência do Trabalhador”, explica Alves. A lista completa de documentos pode ser consultada pelo telefone do Sine, que é o 3174-0443.

Thayra dos Santos, de 32 anos, está em busca de uma oportunidade de trabalho. Há quatro meses desemprega, ela está animada com a oportunidade. “Meu marido, meus filhos e eu viemos de Astorga porque ele conseguiu uma oportunidade boa aqui. Agora eu espero conseguir um emprego também, estou confiante”, conta. Segunda ela, o Sine na Comunidade facilita a vida das pessoas que moram nos bairro, já que a passagem do ônibus não é barata e é uma forma da Agência do Trabalhador estar em contato com quem vive em locais mais distantes do centro.

Aline Cristina da Silva, 25 anos, quer ter uma renda para ajudar a mãe e a avó e ser independente. “Quero ter as minhas próprias coisas e ajudar a minha família. Em casa, só a minha avó recebe um salário, que é a aposentadoria, então eu preciso de um emprego, ficar parada e depender do dinheiro de outras pessoas não é o meu objetivo”, afirma. 

Para a maior parte dos atendimentos, é necessário apenas comparecer com os documentos pessoais, já quem quer dar entrada no Seguro Desemprego deve entrar em contato com a Agência do Trabalhador para consultar a lista completa de documentos. Nas terças-feiras em que o Sine na Comunidade estiver em ação, os atendimentos na sede da pasta também seguem normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. A Agência do Trabalhador de Cambé fica na Avenida Inglaterra, 774 e o telefone para contato é o 3174-0443. 

Edição especial do Sine na Comunidade

Neste sábado (27), o Sine na Comunidade vai contar uma edição especial. Os serviços prestados pela Secretaria de Trabalho estarão disponíveis na ação social do programa Mãos Que Ajudam, iniciativa de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e que conta com a participação e apoio da Prefeitura de Cambé. A ação acontece das 9h às 13h, na Rua Antônio Dias Adorno, 498, no Jardim Silvino.

No dia, todos os serviços prestados nas edições que acontecem às terças-feiras do Sine na Comunidade estarão disponíveis, inclusive a presença de diversas empresas no evento. Quem for até o local na data, também poderá sair com a entrevista de emprego feita e possibilidade de um trabalho.

Além da Secretaria de Trabalho, a Assistência Social também estará presente no dia para tirar dúvidas da população a respeito das atividades prestadas pelo Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e de programas sociais. 

Compartilhe