Quando a ação é boa, a gente repete a dose várias vezes. A quarta edição do Sine na Comunidade esteve a todo vapor na região do Jardim Novo Bandeirantes nesta quarta-feira (15) no período da manhã e da tarde. Quem foi até o local teve a oportunidade de participar de entrevistas de emprego e de sair de lá com a carteira assinada. A ação foi organizada pela Agência do Trabalhador de Cambé e levou todos os serviços prestados pelo setor para os bairros do município.
Nesta edição, foram ofertadas mais de 100 vagas de trabalho para diversas áreas e funções em diferentes empresas. Após fazer o cadastro inicial, os interessados já passaram pelas entrevistas e alguns saíram com o contrato de trabalho em mãos. José Aparecido Rolim, secretário municipal de Trabalho e Profissionalização, conta que a ação entrou no segundo ano e o objetivo é descentralizar os serviços. “O Novo Bandeirantes está a 12 quilômetros de distância do centro e o nosso objetivo é esse, facilitar a vida das pessoas. Eles não precisam ir até lá porque a gente vem até aqui”, ressalta.
Ana Júlia dos Santos Pereira, de 17 anos, estava em busca do primeiro emprego para começar a sua carreira profissional. “Eu já tinha visto em outras regiões e é uma ação importante porque dá mais acesso e facilita para a comunidade”, conta. Segundo ela, nos próximos meses quer fazer a inscrição para algum dos cursos ofertados pela Agência do Trabalhador.
Sueli Feitosa, de 46 anos, estava em busca da recolocação no mercado de trabalho. “Como é aqui na região fica mais fácil para a gente”, destaca. Bárbara Franciane Bucchile, de 28 anos, vê com bons olhos a ação do Sine na Comunidade. “Muita gente não tem como ir até o centro, então quando vem para a comunidade todo mundo tem acesso”, destaca.
Para 2023, a Secretaria de Trabalho e Profissionalização está com inscrições abertas para os seguintes cursos: cabeleireiro, manicure e pedicure, automaquiagem, vendas por redes sociais, maquiagem profissional, boas práticas e manipulação de alimentos, edição de vídeo, inglês básico, cuidador de idosos, Libras, programador de web, panificação, português para estrangeiros, costura industrial e barbeiro. A carga horária dos cursos varia de 4 a 180 horas. As inscrições podem ser feitas durante o Sine na Comunidade ou através do telefone 3174-0443 (WhatsApp).
No Sine na Comunidade, a população que quiser terminar os estudos também pode fazer a inscrição para as aulas, assim como a equipe vai auxiliar quem precisa baixar e fazer o cadastro na Carteira de Trabalho Digital.