A quinta-feira (08) pós-feriado não desanimou os mais de 200 servidores do setor operacional da Prefeitura de Cambé que participaram da segunda rodada de uma capacitação profissional. A ação é organizada pelo Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Cambé e oferta palestras sobre saúde mental, aposentadoria e progressão salarial, permitindo que os servidores possam tirar dúvidas sobre os assuntos que influenciam na vida pessoal e profissional. Esse já é o segundo grupo de servidores que participa das palestras, que acontecem das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz.
Daiane Ciquinato é servidora do Departamento de Recursos Humanos e uma das organizadoras do curso. Segundo ela, o setor operacional da prefeitura é o responsável por fazer o trabalho acontecer, já que engloba membros de diversas Secretarias, como a de Meio Ambiente, Obras, Saúde e Educação, que exercem funções como: agente educacional, agente de combate às endemias, coletor de lixo, encanador, gari, motorista, dentre outros.
Ciquinato explica que essa já é a 11ª edição do evento e o objetivo da capacitação é melhorar a saúde do servidor e, consequentemente, a qualidade do serviço prestado por ele. “São eles que escolhem quais os temas que serão abordados, então é muito bacana porque eles realmente ficam empolgados em participar”, explica. De acordo com ela, os assuntos mais escolhidos são sobre saúde e os direitos e deveres dos trabalhadores.
Para esse ano, a primeira palestra do dia foi sobre a ‘saúde mental no pós pandemia’, ministrada pela psicóloga Patrícia Yassumoto. A segunda palestra foi sobre ‘relações de consumo’, abordando temas como golpes e fraudes na internet, ministrado pela advogada Jéssica Galvani. O terceiro tema abordou a Reforma da Previdência e as novas regras para as aposentadorias por dois membros do Cambé Previdência, sendo eles: Ana Cláudia Conchon Bertan e Bruno Gerdulli. Finalizando a capacitação, a última conversa foi sobre a progressão funcional dos servidores, mediada por Daiane Ciquinato.
O prefeito Conrado Scheller, que falou com os servidores no começo do evento, destacou a importância da capacitação dos servidores e a discussão de temas fundamentais, como a saúde mental. “Nós temos que investir no servidor, então precisamos abordar esse tipo de conteúdo. Se não serve para você, pode servir para algum familiar ou amigo, então o que vocês aprendem aqui hoje vai sendo passado adiante. É uma troca muito bacana”, ressalta.
Ciquinato detalha que muitos servidores não sabem quais documentos ou certificados precisam ter para participar da progressão, então o objetivo é tirar todas essas dúvidas. Maria Geni da Silva, auxiliar de Serviços Gerais, é servidora há sete anos e já participou de diversas capacitações. “Eu gosto muito porque a gente sempre está aprendendo. Apesar de ainda estar um pouco longe para me aposentar, é um assunto que me interessa muito, já quero entender para quando chegar a minha vez”, ressalta. Ela parabeniza a iniciativa e destaca a importância de palestras que abordem a saúde mental dos servidores.
Roberto de Oliveira é operador de máquinas pesadas e trabalha no campo todos os dias. “É super importante porque não temos muito contato com essa parte teórica, mas isso ajuda na prática, no exercício da nossa profissão”, afirma. Para o motorista escolar Paulo Filgueira Alves, as capacitações atualizam o funcionário, tanto em questões pessoais quanto profissionais. “São muitas mudanças, então precisamos nos reciclar cada vez mais para poder fazer o nosso melhor”, pontua.
Todos os servidores presentes receberão um certificado de 8h, que poderá ser utilizado na progressão funcional. No total, mais de 680 funcionários do setor operacional vão passar pela capacitação, que é dividida em três dias. O início das atividades foi no dia 01 de setembro e o próximo e último será no dia 15.