O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Coletiva de Cambé, Anderson Marquini, participou de dois momentos importantes durante o II Fórum de Tendências do Cuidado Farmacêutico no SUS, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR). O evento, realizado em Foz do Iguaçu, reuniu profissionais de todo o estado para discutir avanços, desafios e o fortalecimento da profissão no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em sua primeira participação, Anderson ministrou uma palestra sobre prescrição eletrônica, abordando desde os conceitos e estrutura de uma prescrição até as formas de assinatura válidas no meio digital. Ele também destacou os principais erros cometidos nesse processo e apresentou exemplos práticos que ajudam a diferenciar uma prescrição eletrônica de uma prescrição digital, que não tem validade jurídica.

No segundo momento, o servidor de Cambé integrou o Fórum de Discussão sobre Vigilância Sanitária, com o tema “Segurança do Paciente no Cuidado e Assistência Farmacêutica”. O debate ressaltou o papel da Vigilância Sanitária dentro do SUS e buscou ampliar a visão dos profissionais sobre a importância da vigilância na garantia da segurança e da qualidade da assistência.

Durante o fórum, Anderson e outros participantes esclareceram dúvidas sobre o armazenamento correto de medicamentos, a fiscalização sanitária, os profissionais que compõem as equipes de vigilância e o papel fundamental do farmacêutico nesse processo. “Muita gente esquece que a vigilância faz parte do SUS, então a discussão foi para trazer essa visão de vigilância no cuidado e assistência farmacêutica no SUS”, reforçou.

A participação de representantes de Cambé em eventos como este demonstra o comprometimento do município com a atualização e a qualificação dos profissionais da saúde, fortalecendo as ações da Vigilância Sanitária e o cuidado farmacêutico oferecido à população.

Escrito por Ana Casasanta, sob supervisão de Thiago Mossini

Compartilhe