Quando o projeto é bom, a gente repete a dose. A segunda edição do Sine na Comunidade vai acontecer nesta terça-feira (16), no Jardim Ana Rosa. A ação é organizada pela Agência do Trabalhador de Cambé e leva todos os serviços prestados pelo setor para os bairros do município. O Sine na Comunidade vai funcionar no Centro Comunitário do bairro, que fica na Rua José Gomes Redondo, 84, das 9h às 17h. A primeira edição foi no mês passado e a terceira já está agendada para o dia 23 de agosto no Jardim Santo Amaro.
O objetivo do Sine na Comunidade é disponibilizar à população todos os serviços que já são ofertados diariamente na Agência do Trabalhador, mas de forma mais individualizada, porque atende um número menor de pessoas. Além disso, quem ir até o local no dia da ação já pode sair com um contrato de emprego em mãos. A população também vai receber orientações gerais sobre os assuntos voltados à pasta, como a pré-inscrição para os cursos de capacitação disponibilizados pelo município e o cadastro das pessoas interessadas em terminar os estudos.
Segundo José Aparecido Rolim, secretário de Trabalho, a novidade desta edição é sobre o Seguro Desemprego. Antes, as pessoas que precisavam dar entrada no benefício recebiam a lista completa dos documentos e as orientações necessárias, mas precisavam ir até a Agência do Trabalhador em outra data; agora, o processo para receber o Seguro Desemprego será feito no local, desde que as pessoas levem todos os documentos necessários, que podem ser consultados pelo telefone 3174-0443. Segundo o Sine, a equipe também vai estar disponível para auxiliar as pessoas que quiserem baixar e fazer o cadastro na Carteira de Trabalho Digital.
O secretário esclarece que a primeira edição foi um sucesso e que quase todas as vagas de emprego disponibilizadas pelas empresas presentes foram preenchidas, assim como vagas de empresas que não estavam no local, mas que tiveram acesso ao banco de dados da Agência do Trabalhador. Na primeira edição, mais de 300 pessoas compareceram em busca de emprego ou outros serviços. Para essa segunda, a expectativa é de atender mais de 500 pessoas.
Rolim também destaca a importância de descentralizar os serviços oferecidos pelo Sine. “É essencial que a gente facilite a vida do munícipe, levando esse atendimento até ele ao invés dele precisar nos procurar. Muita gente deixa de nos procurar por não ter como vir, então temos que criar esses mecanismos para que todas as pessoas sejam atendidas”, afirma. Segundo ele, a primeira edição rendeu muitos frutos e a expectativa é que a próxima seja ainda melhor. “Mais pessoas estão sabendo agora do projeto e podem buscar esse serviço, por isso que a gente espera quase dobrar o número de atendimentos”, finaliza.
Para a maior parte dos atendimentos, é necessário apenas comparecer com os documentos pessoais, já quem quer dar entrada no Seguro Desemprego deve entrar em contato com a Agência do Trabalhador para consultar a lista completa de documentos. Nas terças-feiras em que o Sine na Comunidade estiver em ação, os atendimentos na sede da pasta também seguem normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. A Agência do Trabalhador de Cambé fica na Avenida Inglaterra, 774 e o telefone para contato é o 3174-0443.