A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama na campanha do Outubro Rosa. Ao longo de todo mês, os servidores estão promovendo palestras e oferta de ambulatório itinerante através do ônibus da saúde, em parcerias com empresas e instituições locais. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado (21), das 8h às 17h, para realizar coleta de preventivo e avaliação das mamas, além de pesagem do Bolsa Família e atualização vacinal.

De acordo com a Secretaria, o principal objetivo é ampliar ainda mais a campanha que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo do útero. Ao longo de todo o ano, ações como essa vêm sendo feitas em Cambé. A Clínica da Mulher realiza em média cerca de 340 atendimentos por mês, mas em outubro as atividades são intensificadas. Confira a programação de palestras e atendimentos do ônibus da mulher abaixo.

Camila Ravagnani, coordenadora da Clínica Mulher, ainda salienta que a Clínica da Mulher oferece um serviço que auxilia muito as mulheres. “Hoje, em qualquer serviço de saúde, a paciente precisa tirar um dia para ir marcar um procedimento ou exame, um dia para ir lá fazer e um dia para buscar o resultado. Para auxiliar nisso, aqui na Clínica da Mulher automatizamos ao máximo esse processo. Hoje a mulher pode marcar e pegar o resultado do exame através do Whatsapp, precisando apenas de um dia para ir até a Clínica”, explicou.

A Clínica da Mulher fica localizada na Rua José Gomes Redondo, 35; e o número para contato e Whatsapp é o (43) 3174-0325.

 

Outubro Rosa

Segundo informações da Secretaria de Saúde, o Outubro Rosa é um movimento que surgiu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle da doença, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a 25% dos novos casos de câncer por ano, conforme o INCA.

A doença é mais comum a partir dos 35 anos e com o avançar da idade o risco cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, de forma mais rara, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O aumento dos casos de câncer de mama fez o movimento ganhar força no decorrer dos anos e a cor rosa é utilizada durante todo o mês de outubro em várias cidades do mundo para chamar a atenção da sociedade para a causa. 

 

Programação das ações que ainda serão feitas esse mês

Palestras

20/10 – Pado
21/10 – CMEI Munhoz Zerbeto (manhã)
23/10 – Pado
25/10 – Refriko
26/10 – Imcopa
28/10 – Clínica Cecotti
29/10 – Empoderando Mulheres
30/10 – Granosul (manhã)
30/10 – UBS Ana Rosa
31/10 – TMG

 

Ônibus da Saúde

19/10 – Pado
23/10 – Pado
24/10 – Inquima
25/10 – Refriko

Compartilhe