A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, abre inscrições para jovens cambeenses ministrarem oficinas para crianças e adolescentes com bolsas no valor de R$306. As oficinas serão desenvolvidas a partir das habilidades dos bolsistas nas áreas do esporte, cultura, lazer e cidadania. O programa Agentes da Cidadania é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná e conta com a carga horária de 40h mensais para ministrar aulas e participar de programas de formação.
Para participar da seleção é necessário ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado em uma escola (quando se esta em idade escolar), além disso a renda mensal familiar per capita deve ser menor ou igual à um salário mínimo (R$1212) e é preciso estar inscrito no Cadastro Único. Outra exigência é o vínculo obrigatório com o Centro da Juventude de Cambé, ou seja, ser participante de atividades do local.
Daniele Juliane da Costa, agente social e responsável pelo programa Agentes de Cidadania, explica que o objetivo do programa é desenvolver e aprimorar o conhecimento dos adolescentes e jovens. “Os bolsistas darão aulas de violão, de dança, ou de outras áreas, enfim de alguma habilidade que possuírem e a gente faz o acompanhamento deles. Eles vão ser supervisionados e também vão participar de atividades de formação”, detalha Daniele. Ela também informa que as oficinas poderão ser ministradas em outros espaços públicos de acordo com a localização da casa do bolsista. “Ele pode vir aqui no Centro da Juventude ou em algum outro espaço no qual poderemos fazer o acompanhamento dele”, acrescenta. Daniele ressalta que no caso dos interessados serem menores de idade é marcada uma reunião em conjunto com os responsáveis. “Conversamos sobre as habilidades que ele possui e poderia ensinar para crianças e adolescentes”, explica.
O contrato do programa é de até dois anos e as 40h mensais poderão ser divididas em cerca de 10h semanais. A carga horária final é somada pelo preparo das oficinas, da realização das oficinas em si, das horas de supervisão e das atividades de formação para completar as horas exigidas para recebimento da bolsa.
Para se inscrever ou para mais informações é necessário entrar em contato com Daniele pelo telefone (43) 3174-0572 ou com a Secretaria de Assistência Social pelo número (43) 3174-0294.
Sob supervisão de Thiago Mossini