Com o forte calor e a chuva dos últimos dias, a dengue volta a ser uma grande preocupação de saúde pública. De acordo com o 6º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), feito no fim do último mês, 10 bairros estão em risco para surto da doença. Para combater os índices, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que vai realizar mutirões de limpeza a partir deste sábado (11), a partir das 8 horas na região do Silvino e Boa Vista.
Segundo o LIRAa, dez bairros apresentaram índice predial acima de 2%, o que significa que estão em risco para possível surto de dengue. São eles: Ulisses Guimarães (21%), Cambé III (12%), Euthimio Casaroto (7,4%), Boa Vista (6,66%), Morada do Sol (3,03%), Ana Rosa (2,94%), Centro (2,7%), Vila Operária (2,7%), Guarani (2,35%) e Ana Eliza II (2%). Os índices representam a porcentagem de imóveis com criadouros ativos do mosquito da dengue a cada 100 residências. Com isso, as regiões terão atenção especial nas próximas semanas.
A Secretaria de Saúde informou que irá fazer mais cinco mutirões de limpeza ainda esse ano. De acordo com o cronograma, neste sábado (18) o mutirão será na região do Silvino e Boa Vista; dia 25 no Novo Bandeirantes e Algacyr Ferreira; em 02/12 no São Paulo e Santo Amaro; 09/12 no Cristal e Cambé II; e 16/12 no Ana Rosa e Cambé IV. Se atente as datas, coloque materiais recicláveis, objetos e qualquer utensílio que possa acumular água para fora no dia anterior e ajude os servidores.
A coordenadora dos serviços de Vigilância Ambiental, Nelci Mariano, explicou que esse é um momento crítico no cuidado e ações para que o município não sofra com a doença no verão. “Os mutirões e todas as ações de conscientização e educação servem para prevenir que nossa população não adoeça, e que nosso município não tenha surto ou epidemia de dengue. Com os dias mais quentes, o ciclo de vida do mosquito é mais rápido. Dependendo da temperatura da água, entre cinco a sete dias ele já nasce. É agora que precisamos estar mais atentos aos locais que tenham água ou que possam vir a acumular com as chuvas, principalmente nesses últimos dias. Esse é o momento de cuidar, fazer nossa parte, para que o mosquito não nasça e atinja mais pessoas. Vamos cuidar dos nossos quintais”, destacou.