Duas escolas – Lourdes Gobbi e Santos Dumont – vão oferecer o Programa Wash durante este ano letivo. A assinatura de renovação do convênio entre a Prefeitura e o Instituto Federal do Paraná ocorreu ontem no Gobbi e hoje no Santos Dumont. O projeto é oferecido gratuitamente como atividade ao contraturno escolar aos alunos dos 4º e 5º anos. Por meio de aulas de programação, o projeto tem foco na iniciação científica e procura desenvolver nas crianças o raciocínio lógico, além de contribuir para a aprendizagem de várias disciplinas escolares.

A deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) destinou emenda parlamentar para ajudar a viabilizar o projeto. “Acredito muito no poder transformador da educação. Com esse projeto esperamos preparar nossas crianças para exercer profissões que ainda nem existem e para os desafios desse novo mercado de trabalho”, salienta a deputada Luísa. O programa foi instalado há três anos no município e tem o Instituto Federal do Paraná como instituição parceira, que encaminha alunos da graduação para atuarem como monitores do projeto.

“Percebemos uma grande empolgação dos alunos em todos os dias de atendimento. Houve o envolvimento de todas as crianças nas propostas, inclusive das que possuíam mais dificuldades”, afirma a secretária municipal de Educação, Estela Camata. A secretária acrescenta que os monitores (alunos do IFPR) conseguiram criar estratégias que contribuíram para a aprendizagem e envolvimento dos alunos. “Agradecemos muito a parceria da deputada Luísa porque possibilita que o município dê a continuidade ao projeto”, salienta. As aulas ocorrem uma vez por semana durante uma hora e meia.

Compartilhe