O Procon de Cambé identificou um novo golpe financeiro na cidade. Agora, os golpistas se passam por funcionários do Procon para roubar dados bancários da população, a respeito de uma ação com ressarcimento de valores cobrados indevidamente pela Copel. O Procon ressalta que isso é golpe, e passa algumas dicas para que você não sofra nenhum prejuízo.
Segundo o coordenador do Procon de Cambé, Willian Train, os golpistas estão entrando em contato com consumidores dizendo que o Procon de Cambé abriu ação contra a Copel solicitando ressarcimento de valores cobrados indevidamente. No entanto, para a pessoa ser ressarcida desses valores, ela precisa confirmar seus dados bancários e documentos pessoais ao golpista.
“O Procon de Cambé não entra com nenhum tipo de ação solicitando ressarcimento para alguma empresa. Esse tipo de ação é exclusiva do consumidor. Além disso, o Procon jamais entra em contato com as pessoas solicitando seus dados bancários ou dados pessoais. Essas informações só são coletadas pessoalmente quando for feita alguma reclamação. O consumidor vai até o Procon, solicita um atendimento da demanda e aí, sim, encaminha seus documentos para ser registrada a reclamação”, explicou o coordenador.
O Procon somente auxilia consumidores com dificuldade, aqueles que passaram seus documentos aos golpistas ou que queiram saber da veracidade da informação. O órgão também não tem nenhuma rede social ou canal no WhatsApp. Desconfie de qualquer contato por esses meios.
“Estamos à disposição para alertar os consumidores nesse aspecto. O atendimento que fazemos é presencial ou pelo e-mail oficial. Esse é o trabalho do Procon. Ajudar as pessoas a se prevenir, os consumidores, porque há muito tipo de golpe na praça. Então, nossa função é alertar os consumidores para que não caiam nesses golpes”, concluiu Train.
Se você desconfiar que caiu em golpe, procure imediatamente o Procon de Cambé, que fica na Rua Pará, 126. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, sempre com agendamento de horário. O atendimento pelo telefone é no 3174-2851. As reclamações poderão ser registradas também pelo e-mail cambepr@procon.pr.gov.br.