Próximo passo é a formação de uma comissão para analisar e propor melhorias na legislação municipal, reforçando a responsabilização de tutores negligentes (Pedro Marconi / Câmara Municipal)

Para garantir mais efetividade na prevenção de ataques de animais soltos nas ruas, a Prefeitura convidou os vereadores do município para discutir novas medidas que possam ser adotadas em Cambé. A partir da reunião, será formada uma comissão com a presença das forças de segurança para analisar e propor melhorias na legislação municipal, reforçando a responsabilização de tutores negligentes.

Na reunião, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente apresentou as ações municipais feitas para defesa da causa animal, como a parceria com a UniFil para atendimento de mais de 100 animais de rua ou comunitários só em 2025; distribuição de 32 toneladas de ração e 650 medicamentos para cuidadores de 1.520 animais no ano; castração de animais de famílias de baixa renda; e ainda a contratação de veterinários.

No entanto, o principal ponto abordado é a necessidade do reforço da responsabilização de tutores que negligenciam os cuidados com seus animais. A equipe da Prefeitura mostrou que houve um aumento nas autuações administrativas, mas que, legalmente, não consegue avançar além disso. Também destacou que é importante a responsabilização criminal dos casos, com a atuação de outros órgãos para evitar novos ataques.

Com isso, ficou definido que as forças de segurança serão acionadas para detalhar os protocolos de atendimento dessas ocorrências, bem como o papel dos órgãos administrativos. Também será criada uma comissão para analisar e propor melhorias na legislação municipal relacionada a animais soltos que representam risco à população.

O prefeito Conrado Scheller ressaltou as ações feitas pela Prefeitura no cuidado animal, mas destacou que casos como esses demandam o auxílio e atuação de outros órgãos. “São casos criminais, de responsabilização dos tutores, que precisa de uma atuação conjunta de autoridades policiais e jurídicas. Avançamos nesse sentido, vamos trazer essas esferas para a conversa também, buscando entender os protocolos e avançar na nossa legislação para que nenhum idoso, criança, mulher ou ninguém seja atacado por um animal solto em Cambé mais”, disse.

Se você ver algum animal solto que esteja representando risco na rua, ligue imediatamente para a Polícia Militar no 190.

Com informações da Assessoria da Câmara Municipal.

Compartilhe