Como já é tradição na educação de Cambé, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciou a formação continuada para servidores no ano letivo de 2026. Antes das aulas começarem, professores, diretores, coordenadores e servidores em geral já estão se capacitando para receber os alunos. Ao todo, os 1.500 professores e 380 funcionários, entre administrativos e serviços gerais, estão aprimorando conteúdos gerais e específicos que serão desenvolvidos ao longo do ano. A formação continuada segue durante todo o ano, em um investimento de R$ 700 mil.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Estela Camata, explica que em 2026 foram contratados 26 profissionais de áreas específicas do conhecimento, de universidades da região. O município oferece formação de áreas específicas como matemática, história, geografia, inglês, artes, educação física e ciências naturais; pela primeira vez conteúdo voltado para inovação, tecnologia e o mundo digital, através do Programa de Inovação Digital da Prefeitura; formação com o Corpo de Bombeiros sobre Primeiros Socorros; e também saúde mental para profissionais, alunos e famílias.

“A formação continuada na rede municipal de ensino de Cambé é levada muito a sério. Nós começamos agora, no início do ano, com essa formação, mas ela se estende ao longo de todo o ano. Então, é realmente algo que, para nós, é prioridade. Todas as áreas são pensadas para a gente dar suporte e conhecimento para os nossos professores. É a valorização profissional e resultado na sala de aula com os nossos alunos e o aprendizado deles”, ressaltou Camata.

“A Educação é prioridade em nosso governo. Por isso, investimentos em estrutura física nas escolas, mas também em capacitar nossos professores e em levar igualdade para dentro da sala de aula com nossos kits escolares e uniformes”, destacou o prefeito Conrado Scheller.

 

Formação com resultado ao longo de todo o ano letivo

Cada formação tem um cronograma específico, desenvolvido não só no início do ano letivo. A secretária destaca que os formadores retornam para Cambé em um mês, 60, 90 dias ou até terminar o contrato para seguir trazendo conteúdos relevantes para os servidores.

Em 2025, a Secretaria Municipal de Educação ofereceu 500 horas de formação continuada em serviço. Ou seja, na hora-atividade o professor segue se atualizando, seja com esses profissionais contratados, ou com os assessores das áreas específicas de cada matéria.

 

Volta às aulas em Cambé

Kits com materiais escolares e uniformes serão distribuídos em reunião na quarta-feira (4). Aulas voltam no dia 5

As aulas têm início nesta quinta-feira, dia 5. No entanto, um dia antes, na quarta-feira, pais, responsáveis e alunos devem ir até a escola na qual a criança está matriculada para uma reunião inaugural do ano letivo, conhecendo professores, auxiliares, escola, sala, e recebendo os kits com novos uniformes e materiais escolares gratuitos.

A Prefeitura irá distribuir, para todos os mais de 11 mil alunos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, kits com camiseta manga curta, branca ou verde – a grande novidade do ano, bermuda masculina, bermuda ciclista feminina, shorts saia para a educação infantil, calça e jaqueta. A Secretaria explica que está em transição da cor do uniforme, ainda com estoque da camiseta branca. Com isso, alguns alunos receberão os itens nessa cor, junto com o verde ou só no verde.

Ainda, os kits com material estão ainda mais completos, separados com itens específicos para cada idade e nível escolar. As unidades ficam com o material de uso coletivo nas próprias salas de aula, e entregam para os pais o material que também é de uso domiciliar, para tarefas e atividades. Para retirar os kits, os pais devem comparecer nas unidades no dia 4 de fevereiro para assinar o termo de responsabilidade.

Serão distribuídos materiais como cadernos, lápis, borrachas, apontadores, tesouras, colas, lápis de cor, canetinhas, tintas guache, massas de modelar, massas de modelar EVA, pastas com elásticos, blocos adesivos, saquinhos para armazenar, transferidor, papéis de vários tipos e cores, material dourado, palitos, slime e alfabeto móvel em EVA.

Compartilhe