Para prevenção de todas as formas de violência, assim como divulgação do trabalho para as mulheres de Cambé, a Prefeitura promove o evento Uma Cor, Uma Luta. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, voltada para toda a população, e irá contar com orientação de segurança e direitos, entrega de materiais para divulgação de ações e atendimentos de saúde gratuitos. Uma Cor, Uma Luta acontece no Calçadão, entre a Rua França e a Avenida Inglaterra, nesta terça-feira (19), a partir das 9h.
A ação conta com as secretarias municipais que fazem trabalho ao público feminino, os segmentos da segurança pública, sistema de justiça e de coletivos da sociedade civil, representando componentes importantes da rede de atendimento à mulher cambeense e da Política da Mulher.
O destaque é o Ônibus Lilás, da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa – SEMIPI, que fará atendimentos de orientação à população promovidos pela equipe da Procuradoria da Mulher, Defensoria Pública do Estado do Paraná, Conselho da Comunidade e CREAS. Além do Ônibus Lilás, a Secretaria Municipal de Saúde Pública estará com o Ônibus da Mulher para coleta de exame preventivo e avaliação de saúde bucal. Atividades dos grupos atendidos pelos parceiros da ação e exposição de trabalhos também serão realizadas com participação aberta à comunidade.
Desde o último mês, o município vem sediando eventos de conscientização da violência contra a mulher e luta contra o feminicídio, como a Caminhada do Meio Dia, e blitz para entrega de material no trânsito.
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Flávia Iwakura, ressaltou essas ações fazem parte da campanha Uma Cor, Uma Luta, alusiva ao agosto lilás, o mês de mobilização pelo enfrentamento da violência contra a mulher. Com isso, o município deixa exposto para as mulheres de Cambé que nenhuma delas está sozinha.
“Nesta terça, nós estaremos ali reunidas com todas as outras secretarias, apresentando os trabalhos, os grupos de mulheres e oportunidades voltadas para esse público no nosso município. É um marco ter toda a rede de atendimento à mulher cambeense, o Ônibus Lilás do governo do Estado, Procuradoria da Mulher, Defensoria Pública do Estado do Paraná, Conselho da Comunidade, CREAS e Ônibus da Mulher. É mais uma ação para a mobilização do Augusto Lilás, para ficar marcado mais uma vez no nosso município, chamar atenção para essa pauta e fortalecer a política pública para a mulher”, disse a secretária.