A partir desta segunda-feira (6), a Prefeitura de Cambé, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública, liberou a vacinação contra Influenza, o vírus da gripe, para toda a população com 6 meses ou mais. Para tomar a sua dose, é só comparecer a alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) – exceto a do Cristal -, com documento pessoal e carteira de vacinação. Não há necessidade de agendamento.
Há mais de um mês, Cambé aderiu à campanha de vacinação nacional, que agora ampliou a aplicação das doses para toda a população, visando aumentar os índices antes das temperaturas baixarem e o inverno começar, período de maior incidência de doenças imunopreveníveis. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
A responsável pelo Departamento de Epidemiologia, Mayara Santos, explicou que já há uma crescente dos casos de gripe no município, e a equipe da Secretaria de Saúde percebe que a doença vem se distribuindo horizontalmente, acometendo crianças e adultos. “Entretanto, mesmo sabendo da importância da vacinação, enfrentamos dificuldades em relação à adesão ao imunizante. Reforçamos que a vacina contra Influenza não tem o potencial de causar a doença, no entanto, a resposta vacinal demora cerca de duas semanas, e neste período, é possível que a pessoa entre em contato com o vírus e apresente os sintomas. Além disso, devemos lembrar que o vírus pode sofrer mutação e ao longo do tempo há diminuição dos anticorpos adquiridos. Por isso, devemos nos vacinar anualmente. O imunizante evita as formas graves da doença e internações, e deve ser uma rotina independente do clima e faixa etária”, concluiu.