Para intensificar o processo de aprendizagem, com atendimento individualizado e especialização, a Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, inaugurou o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE). O espaço vem para oferecer apoio em aulas em contraturno, segundo a necessidade dos alunos, além de serviços que se estendem para toda a família.

O projeto começou a ser idealizado ainda em 2021, e visa conhecer as necessidades da criança, olhar e identificar qual encaminhamento é ideal, com um atendimento individualizado e especializado para aqueles que precisam de apoio escolar em contraturno. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura mapeou cerca de 700 alunos, na rede com mais de 11 mil, que estariam aptos para esse serviço, já feito na rede, mas agora com um espaço específico.

Com isso, as famílias dessas crianças são chamadas para ser atendidas e tem acesso a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, além de assistente social para as famílias. A Prefeitura ainda disponibiliza merenda no local e vale-transporte. Ao todo, as crianças vão passar pelo local duas vezes por semana, três horas por dia, no contraturno das aulas regulares, em um espaço com salas adaptadas, brinquedos educacionais e materiais pedagógicos.

O prefeito Conrado Scheller destacou que a entrega de obra da educação é sempre motivo de orgulho por se tratar de um investimento no futuro. “Esse é um espaço que planejamos com muito carinho para oferecer mais uma opção de educação de qualidade para as nossas crianças. Esse é o futuro, o investimento em uma Cambé melhor amanhã, com mais oportunidades e desenvolvimento. É sempre a maior obra que a gente pode entregar”, afirmou.

A secretária municipal de Educação e Cultura ressaltou que o sentimento é de vitória, e que um espaço como esse vai influenciar no futuro de muitas crianças. “Precisávamos desse espaço, investir em recurso humano também, ter essa equipe útil, compra de materiais, materiais pedagógicos e tablets. Aos poucos a gente foi conseguindo conquistar tudo isso. Hoje que a gente consegue materializar, ter esse Núcleo. E é muito importante porque a gente tem um número de alunos que estão na escola hoje que não são crianças laudadas, são crianças que por uma razão ou outra estão com defasagem na aprendizagem. E todos esses serviços ofertados, tudo integrado, vai com certeza fazer toda a diferença na vida das nossas crianças”, disse a secretária.

Compartilhe