Reforçando o compromisso da administração com a transparência, integridade e acesso público à informação, a Prefeitura deu mais um passo importante em transparência pública. O município conquistou o selo ouro do Programa Nacional de Transparência Pública 2025, promovido pela Atricon em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
Em 2025, a Prefeitura de Cambé atingiu um índice de transparência de 86,67%, conquistando o selo ouro pela primeira vez. Desde 2022, a esfera municipal evoluiu a taxa em mais de 20%, saindo do selo intermediário e conquistando os selos elevado, prata e agora o ouro.
Segundo o levantamento, a Prefeitura atingiu 100% de acesso a informações relevantes como acessibilidade, contratos, despesas, diárias, educação, informações institucionais, informações prioritárias, licitações, obras, ouvidoria e recursos humanos. Também se destacou avanço em outras áreas que não tinham destaque em outros estudos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e algumas informações que haviam sido desclassificadas no último levantamento.
Agora, a meta para 2026 é atingir o nível máximo de excelência do Programa, o selo diamante, atribuído para esferas com mais de 95% de índice de transparência. Para isso, a Controladoria-Geral do Município irá incluir no Plano de Auditoria e Controle (PAC) a atividade específica de verificação da conformidade, acessibilidade, organização e qualidade das informações publicadas no Portal da Transparência. Essas verificações serão realizadas anualmente, contemplando áreas específicas do portal em cada ciclo, de modo a garantir melhoria contínua, padronização e conformidade com os padrões de transparência.
O prefeito Conrado Scheller enfatiza que a transparência pública é um dos pilares da democracia em qualquer esfera. “Temos profissionais e uma administração comprometida com a transparência, e buscamos melhorar esses índices anualmente. Ano após ano nossas contas são aprovadas sem ressalvas no TCE, e agora conquistamos o selo ouro de transparência pela primeira vez. Isso é um compromisso com a população, que tem o direito de saber tudo que acontece na cidade e onde seu dinheiro está sendo investido.”
O controlador-geral do município, Vilson Rico, destacou que a conquista reforça a evolução contínua de Cambé nos últimos anos. “Isso é fruto do trabalho dedicado de toda a equipe da administração municipal, com ênfase na atuação integrada entre a Secretaria de Governo, com a gestão da transparência; o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, que garantiu o suporte tecnológico; a Controladoria-Geral do Município que fez a coordenação e avaliação; e o empenho de todas as secretarias no fornecimento das informações necessárias”, disse.
