A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, divulgou o balanço das ações especiais de Outubro Rosa. Ao todo, foram atendidas quase 400 mulheres em uma grande mobilização de prevenção, autocuidado e promoção de saúde com atividades públicas, palestras, atendimentos em empresas e mobilização até aos finais de semana das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A Secretaria de Saúde preparou um calendário de ações para as mulheres, com início no dia 4 de outubro, com atendimentos do Ônibus da Saúde Itinerante no Calçadão. A programação englobou orientação, acolhimento e cuidado para as cambeenses.
Contando as ações nas UBS nos sábados, 18 e 25, e nas empresas, foram feitas 386 coletas de exames preventivos — 44 deles no Ônibus da Saúde. Além disso, foram realizados 81 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites; e mais 86 atendimentos odontológicos exclusivos para elas, reforçando o compromisso da rede municipal com o cuidado integral à saúde da mulher e fortalecendo o acesso ao cuidado em diferentes áreas.
Ainda, ao longo de todo o mês, as atividades seguiram intensas, com a presença das equipes de saúde em empresas e diversas instituições do município como a Santa Casa e UBS. Foram mais de 20 palestras e rodas de conversa voltadas à prevenção e à promoção da saúde da mulher.
A secretária municipal de Saúde Pública, Talita Bengozi, destacou a importância das ações de Outubro Rosa para a saúde da mulher. “Nós sempre fechamos esse mês com bastante entusiasmo, porque a gente consegue atingir mulheres que muitas vezes passam o ano todo e não conseguem passar por um atendimento completo e integral. E desta vez a gente otimizou até outros atendimentos, como os de odontologia, que também faz com que a saúde seja vista integralmente. O Outubro Rosa é uma comemoração mundial, que parece clichê, mas com certeza salva muitas vidas. É neste mês que as mulheres, em todos os ambientes, são lembradas de que precisam cuidar de si, lembrando do exame de prevenção ao câncer de mama e dentre todas as outras necessidades de saúde. Então, Cambé fecha este mês de outubro com muita alegria e esperando agora também os nossos homens para o Novembro Azul.”
Esporte, socialização e fortalecimento de vínculos para as mulheres
A ação integrada de promoção à saúde do Outubro Rosa também contou com a participação de outras Secretarias. Para garantir um espaço de valorização, fortalecimento de vínculos e socialização, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania organizou o 2º Fórum Vozes Femininas. O evento reuniu mais de 400 mulheres, entre servidoras, atendidas pelos serviços municipais, e representantes da sociedade civil para apresentação das ações desenvolvidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, palestras e um coquetel.
E outubro também teve muito esporte exclusivo para elas. Além das atividades semanais cotidianas, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer promoveu mais uma edição da Gincana Outubro Rosa. Foram dois dias de muitas atividades, integração e fortalecimento feminino para as mulheres atendidas pela Secretaria em projetos como o Viva a Hidro e Viva a Vida.
