A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vai abrir inscrições para o Cãobé 2026. Através do programa, ONGs e cuidadores de cães e gatos vulneráveis recebem ração e medicamentos gratuitos, ampliando o cuidado animal no município. Os cadastros começam no dia 2 de fevereiro e vão até o dia 13, sendo feitas na sede da Secretaria, na Rua Francisco Delgado Sanches, 189. A Secretaria abre das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
O Cãobé prevê o cadastro de ONGs, entidades, pessoas jurídicas e também pessoas físicas que cuidam de, no mínimo, 10 animais. Pessoas, empresas e ONGs que já estão cadastradas, devem atualizar a documentação na Secretaria.
Entidades e ONGs devem apresentar os seguintes documentos na inscrição: cópia dos documentos da Constituição da Entidade; cópia dos documentos pessoais do presidente da entidade; cópia do comprovante de endereço do local do abrigo dos animais; e três fotos do ambiente onde os animais foram acolhidos.
Cuidadores devem apresentar: cópia dos documentos pessoais do responsável; cópia do comprovante de residência; cópia do comprovante de residência do local onde os animais estão abrigados (caso seja diferente da moradia do cuidador; e três fotos do local onde os animais estão acolhidos.
Após o cadastramento, a Prefeitura fará uma vistoria no local do abrigo para verificar as condições do ambiente e de cuidado onde os animais ficam. Caso seja atestada alguma irregularidade, ou algo não esteja de acordo, o cadastro poderá ser reprovado.
Mais de 1.500 animais beneficiados em 2025
O programa Cãobé já é referência no cuidado e tratamento à causa animal na região. Em 2025, 1.520 animais foram beneficiados, sendo 741 cães e 779 gatos. 64 protetores se cadastraram no programa. Ao todo, foram distribuídos quase 32 toneladas de ração e 650 medicamentos para tratamento de programas mais básicos, como pulgas, carrapatos, sarnas, dermatite alérgica por picada de pulgas, vermes intestinais, piolhos, entre outros.
O Cãobé registra uma alta de 58% em animais atendidos desde o lançamento do programa, em 2023. No primeiro ano, 32 protetores independentes e duas ONGs se cadastraram e receberam doação de ração e medicamentos para atender 510 gatos e 452 cães. Em 2024, cinco toneladas de ração foram direcionadas para 53 cuidadores, com 1.350 animais beneficiados.
Outro marco no cuidado animal foi o lançamento do Programa de Atendimento e Tratamento Animal (PATA). Por meio de convênio com o Hospital Veterinário da UniFil, o município encaminha animais atropelados, abandonados, que estejam em situação crítica de saúde ou com uma doença avançada para tratamento na estrutura da Universidade. No primeiro ano do programa, em 2025, foram feitos 103 atendimentos em 72 animais.
