A Prefeitura de Cambé promoveu uma nova Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), com participação da Secretaria Municipal de Saúde Pública, através do Departamento de Vigilância em Saúde Coletiva e Vigilâncias Sanitária e Ambiental, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Obras. O objetivo da ação era a limpeza de uma única casa, no Jardim São Francisco, que tinha lixo acumulado há cerca de 17 anos. Ao todo, foram retirados 31 caminhões de resíduos do ambiente.

Segundo a chefe da divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental, Ana Carolina Stutz, o lixo era de um acumulador que mora com a mãe, não aceitava que o terreno fosse limpo e passa por atendimento em Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município. Só em 2023, foram mais de 50 denúncias de vizinhos para o local.

O caso era acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde, e após a articulação de diversos setores e do apoio de familiares, associadas ao risco à saúde pública local, optou-se pela realização da AIFU com a retirada dos materiais acumulados. “Além disso, tem todo o controle de vetores transmissores de doenças e animais peçonhentos e, claro, minimizar os riscos à saúde dos próprios moradores do imóvel e de toda a comunidade local. Foi uma vitória, enfim, conseguir essa operação”, destacou a chefe de divisão.

Segundo o prefeito Conrado Scheller, esse é mais um trabalho prestado para a comunidade, que não é obrigada a viver com animais peçonhentos, insetos, risco de dengue, mato, por conta de acumuladores. “Estivemos na residência, dentro desse programa nosso, a AIFU, no qual oferecemos ajuda para pessoas que, com o pretexto de fazer reciclagem, começam a virar grandes acumuladores. Pessoas que não conseguiriam por si só limpar o terreno. Quando não querem ajuda, a gente vai com o nosso poder policial. Quando querem, a gente entra com uma estrutura de vários funcionários de diversas áreas para trabalhar, limpar, e fazer com que os vizinhos tenham sossego. Essa é a mão da Prefeitura que ajuda”, ressaltou.

Por conta da movimentação de caminhões, terra do local e outros produtos, a Rua Zelda Maestriani, no Jardim São Francisco, ficou bastante escorregadia provisoriamente. A Prefeitura recomenda cuidado ao passar pelo local.

Vale lembrar também que qualquer pessoa pode fazer a denúncia de de imóveis com acúmulo de materiais, estabelecimentos irregulares e veículos abandonados em vias públicas no município através da Ouvidoria Municipal pelos telefones 156, 3174-2772 ou 3174-2773; online através deste site; ou pessoalmente na sede da Ouvidoria que fica na Rua Pará, 46. Lembrando que a autoria da ocorrência é mantida sob sigilo.

Compartilhe