No sábado (20), a Secretaria de Saúde participou da campanha nacional de multi vacinação “Dia D”, do Ministério da Saúde. No total foram aplicadas 1691 doses de vacinas, entre elas as vacinas contra a Poliomielite, contra a Influenza e contra a Covid-19. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município funcionaram das 8h às 17h para atualizar o esquema vacinal dos cambeenses. 

A campanha tem como intuito ofertar vacinas para toda a população, e principalmente para atender aquele público que durante a semana não consegue comparecer aos atendimentos. Além disso, a vacina contra a Poliomielite fez parte da campanha de multi vacinação e foi aplicada em 525 crianças de 1 à 4 anos. Durante o dia também foram aplicadas 560 doses da vacina contra a Covid-19 e 224 doses contra a Influenza. As vacinas de rotina, como por exemplo, contra a febre amarela, papiloma vírus humano (HPV) ou Hepatite A e B, foram aplicadas em 382 pessoas. Segundo a técnica de enfermagem, Angelita Alves Pereira, esse tipo de campanha, por se tratar de um dia especifico voltado para a vacinação, conta com um atendimento mais rápido e com isso um maior número de imunizações. “Principalmente no período da tarde tivemos muita procura pelas vacinas e aplicamos um número alto de doses comparado aos atendimentos durante a semana”, detalha. 

O “Dia D” de vacinação aconteceu em conjunto da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e de Multi Vacinação, com o objetivo de ampliar a vacinação da população, principalmente das crianças menores de 5 anos. Aqueles que não conseguiram comparecer no sábado (20) para atualizar a carteira de vacinação, poderão procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) até o dia 09 de setembro, data final da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação. 

Sob supervisão de Thiago Mossini

Compartilhe