Foto: Lubben Multimídia

Ler um livro é sempre uma excelente opção para quem está curtindo as férias. Uma iniciativa inédita na região pretende incentivar a leitura de crianças e jovens de uma forma lúdica e divertida. É a Bicibiblioteca, uma bicicleta adaptada e transformada em biblioteca itinerante, que chega à cidade de Cambé neste domingo (15), no Parque Zezão. As atividades têm início às 11h30 e seguem até às 17h30. 
 
O projeto ficará na cidade até o final de março, com atividades de troca e a distribuição gratuita de 2 mil livros. “Nesse período de férias, nosso objetivo é reforçar a importância da democratização do acesso à leitura, estando ainda mais próximos de crianças, jovens e adultos que gostam ou desejam ter acesso aos livros dos mais diversos gêneros e autores. Tudo de maneira divertida, diferente e totalmente gratuita, contando com o estímulo que a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta traz”, destaca Fabiana Maugé, diretora da FGM Produções Culturais, responsável pela iniciativa.

O prefeito em exercício de Cambé, Zezinho da Ração, ressaltou a importância da leitura para a população. “Precisamos incentivar a leitura desde cedo. Por isso, apoiaremos sempre os projetos que busquem desenvolver o hábito de ler nas crianças”, destacou o prefeito.

A Bicibiblioteca marcará presença em Cambé, no Zezão e no estacionamento do Atacadão de Cambé. Anote aí:

No Parque Zezão aos domingos, nos dias 15, 22 e 29 de janeiro. O projeto também realiza ações no estacionamento do Atacadão de Cambé aos sábados, nas seguintes datas: dias 21 e 28 de janeiro. A programação nos meses de fevereiro e março serão divulgadas nas redes sociais do projeto (@bicibiblioteca) e também da prefeitura (@prefeituradecambe).

Leitura e escrita
A diretora do projeto, Fabiana Maugé, destaca que a BiciBiblioteca também incentiva a interpretação de texto e a escrita. “Ao receber um exemplar, os leitores são orientados a preencher uma ficha que acompanha o livro que será doado posteriormente. Desta forma, além de fomentar a leitura, incitamos também a escrita. O livro será uma ferramenta de diálogo e interação social”, explica Maugé. 

O projeto Bicibiblioteca busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita. A bicicleta adaptada com um grande baú que serve como uma biblioteca e promove troca de livros entre os participantes. Essa ação visa despertar o interesse das crianças pela leitura, ampliar o acervo pessoal de crianças, e ajudar a formar leitores de maneira continuada.

A BiciBiblioteca conta com apoio da Lei Rouanet, e nasceu em 2017 na cidade de São Paulo para incentivar o hábito da leitura com a distribuição de títulos para crianças de escolas públicas, bibliotecas, ONGs, centros comunitários, praças e locais públicos com grande circulação de pessoas em diferentes cidades do país. 

O projeto retomou as atividades em 2022, com ações em Santa Catarina (Canoinhas e Três Barras) e no Ceará (Pacajus) com um acervo de 7 mil livros. Em janeiro de 2023, além de Cambé (PR), a iniciativa também chega a Araçatuba (SP) com acervo de 2 mil livros em cada cidade graças ao patrocínio do Atacadão.

Compartilhe