Para aumentar ainda mais a qualidade de ensino na rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove nesta semana o III Congresso Municipal de Educação. Em 2024, o tema é “Educação de Cambé: Promovendo o desenvolvimento humano”, com o objetivo de garantir uma oportunidade de formação continuada para todos os profissionais de educação do município. Em torno de 1.400 professores se inscreveram no evento, que conta com mesas redondas, cursos e palestras, tudo voltado para a educação infantil e fundamental.
De acordo com a organização, o congresso é um evento de caráter científico, direcionado a todos os profissionais da educação como gestores, coordenadores, docentes, assistentes administrativos, merendeiras e serviços gerais. Tudo isso, visando ofertar formação continuada, através de discussões e reflexões sobre sua prática, e buscando enriquecê-la a partir de conhecimentos adquiridos, troca de experiências e meios necessários para promover as potencialidades dos alunos da rede pública em Cambé.
Ao todo, são três dias com uma programação completa de mais de 30 atividades entre cursos, palestras, mesas redondas e formação para merendeiras. As atividades foram divididas entre o INSA Cambé, Escola Municipal Jacídio Correia, Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio e Village Praça de Eventos.
A secretária de Educação e Cultura, Estela Camata, explica que esse é um investimento que sempre existe na rede do município, a de formação continuada e melhorias na qualidade de ensino. “Ainda em 2023, nós iniciamos todo um projeto para começarmos o ano letivo de 2024 com o Congresso de Educação. Esse evento envolve todos os nossos profissionais da educação com formação geral, gestão escolar e áreas específicas. Então, todos os nossos professores estão se dedicando a essa formação, e muitas dessas se iniciam agora no congresso, mas depois elas têm continuidade ao longo do ano. Isso faz toda a diferença no resultado do trabalho dentro da sala de aula, e é muito bom você fazer parte de uma rede que possibilita essa formação para o seu profissional. Tudo impacta diretamente na qualidade do ensino, na formação pessoal do profissional e o resultado disso vai ser visto na aprendizagem das crianças”, disse.