Quem não gosta de festa junina? Desde a comida até a bebida, não há quem resista aos encantos dessa época do ano. Como parte das atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Novo Bandeirantes, os idosos celebraram esse período como uma grande festa junina. A atividade foi proposta pelos profissionais que coordenam o CCI e executada pelos idosos que participam das atividades. A festa aconteceu na tarde desta quinta-feira (21) e envolveu mais de 75 idosos da região do Novo Bandeirantes.

Lucilene Diorio, secretária de Assistência Social e Cidadania, explica que essa temática foi trabalhada durante as atividades do CCI por meio de rodas de conversa. “Eles compartilharam lembranças de festas juninas do passado, como elas eram na época deles, o que mudou ao longo do tempo e o que isso representava para eles”, afirma. De acordo com ela, a atividade estava sendo desenvolvida ao longo das últimas semanas e finalizou com com essa ação.

“É muito importante ver esses idosos animados, empenhados em participar das atividades. Isso é muito gratificante, tanto para eles quanto para nós”, detalha. De acordo com ela, os idosos ficaram responsáveis por organizar a tradicional dança da quadrilha e por fazer o roteiro do casamento caipira, que sacramentou a festa. “Eles ajudaram na decoração, trouxeram objetos de casa que remetem a esse tema, como torradores e moedores de café, enxadas. Eles realmente se comprometeram em fazer essa grande festa”, explica. 

Além da Assistência Social, as atividades do CCI também são coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte, que oferta atividades físicas aos idosos, como alongamentos e ginástica. Para Telma Gamba, secretária da pasta, é muito importante promover ações para essa faixa etária. “A nossa intenção é disponibilizar esse tipo de atividade para tirar esses idosos de dentro de casa, já que muitos deles passam os dias sozinhos. Nesse espaço, eles encontram os amigos, confraternizam, dançam e se divertem. Isso faz com que eles se sintam acolhidos, proporcionando uma melhora na saúde física e mental”, finaliza. 

Cambé conta dois Centros de Convivência do Idoso: um no Jardim Tupi e outro no Jardim Novo Bandeirantes. Qualquer pessoa com mais de 60 anos pode participar das atividades que são realizadas, tanto esportivas quanto culturais. Para conferir os horários das atividades, o telefone para contato é o 3174-0294. 

Compartilhe