A Prefeitura de Cambé, por meio do programa Bolsa Técnico, abriu inscrições para o projeto de esporte adaptado. O objetivo das aulas é garantir mais oportunidades de práticas esportivas para adultos e idosos, por meio de modalidades esportivas com regras adaptadas, que promovem o envolvimento esportivo, possibilidade de participação em competições e realização pessoal aos praticantes. O projeto é voltado para homens e mulheres a partir dos 57 anos.
São trabalhadas várias modalidades esportivas adaptadas com regras definidas, como vôlei câmbio, vôlei no escuro, handebol por zona, basquete relógio, peteca e outros jogos que não possuem regras definidas, mas contribuem para o desenvolvimento motor e desempenho das demais modalidades.
São ofertados treinamentos uma vez na semana em quatro polos esportivos de diferentes regiões do município: Ginásio de Esportes João de Deus Almeida; Ginásio de Esportes Yolanda Margarida Rodrigues, no Novo Bandeirantes; Ginásio de Esportes do Cambé II; e Ginásio Edilson Carlos Marigo, no Ana Rosa.
Para se inscrever, é só ir ao polo mais próximo da sua residência e informar nome completo, data de nascimento e telefone para contato. Além disso, terá ainda que preencher uma ficha de saúde e será orientado a marcar uma consulta com médico clínico geral ou cardiologista para, em até um mês, entregar um atestado de aptidão física que libere à prática esportiva. Não é necessária uma vivência prévia no esporte.
A professora do projeto, Luana Andrade, explica que o envolvimento da terceira idade em atividades esportivas vai muito além da busca por melhoria da qualidade de vida e saúde. “No Projeto Esporte Adaptado muitas pessoas idosas se descobrem atletas que não puderem ser na sua juventude e vivenciam pela primeira vez a competição esportiva. Estar inserido no esporte pode proporcionar a melhora da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e ainda, despertar mais autoconfiança e resgatar a autoestima, além da percepção de pertencer a uma equipe e se sentir acolhido e motivado a buscar novas metas a serem alcançadas”, disse.
O projeto iniciou em 2024, com mais de 60 participantes. Entre eles, alguns idosos tiveram a oportunidade de representar o Cambé nos Jogos da Integração do Idoso na fase bronze, em Maringá, e fase prata, em Pontal do Paraná, onde conquistaram a 14° colocação na classificação geral feminino entre 36 municípios do Paraná.
Horários do treinamento
Ginásio de Esportes João de Deus Almeida
Data: terças-feiras;
Horário: 09h às 10h30;
Matrícula: 25/03
Ginásio de Esportes Yolanda Margarida
Data: quartas-feiras;
Horário: 09h às 10h30;
Matrícula: 26/03
Ginásio de Esportes do Cambé II
Data: quartas-feiras;
Horário: 14h às 15h30;
Matrícula: 26/03
Ginásio de Esportes Edilson Carlos Marigo
Data: sextas-feiras;
Horário: 14h às 15h30;
Matrícula: 28/03