Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude celebrado no próximo sábado (12), a Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, preparou uma programação especial para os jovens cambeenses. Ao longo dessa semana serão feitas atividades especiais voltadas para a juventude, buscando promover a socialização e destacando o papel importante que eles têm na sociedade. A Semana da Juventude será realizada no Centro da Juventude (CEJU), que fica na Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 953.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com o apoio de outras secretarias, preparou uma programação que inclui o Desafio do Bem, com atividades diárias através do WhatsApp, buscando sempre gerar sentimentos bons ao jovem, segundo a organização; orientação sobre o documento ID Jovem; mini torneio de Vôlei, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer; palestra sobre empregabilidade, com orientações sobre o primeiro emprego e como se apresentar para entrevistas de emprego, organizada pela Secretaria de Trabalho e Profissionalização; roda de conversa com o tema Juventude em Movimento pela Paz, que será conduzido pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS); doações de roupas e calçados para atender os grupos voluntários do programa Cambé que Acolhe; e também um piquenique em família com alunos, familiares e responsáveis para finalizar a semana. Confira a programação completa no final da matéria.

A diretora de Proteção Social Básica e coordenadora do CEJU, Rosângela Fernandes, afirma que a comemoração não deve ser encarada apenas como uma celebração, mas também uma oportunidade de dar visibilidade aos ideais da juventude ao redor do mundo. “Esta semana serve para realçar a importância da juventude para o progresso da sociedade e desenvolvimento sustentável. Com isso, buscamos focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem em seus desafios, estimulando eles a refletir sobre qual é o seu papel na sociedade e como eles podem ser inseridos nas discussões de políticas públicas, saúde, educação, cultura, mercado de trabalho. Queremos despertar a juventude, pois são eles os agentes transformadores fundamentais para a identificação de soluções novas e inovadoras para um futuro melhor”, disse. 

Fernandes ainda destaca que além do aspecto social e de valorização do jovem, a semana também foi pensada como forma de promoção da paz. Em conjunto com Daniele Costa, responsável pelo programa Agente da Cidadania, buscaram incluir a ação de Juventude em Movimento pela Paz, transmitindo mensagens para todos os participantes e encerrando a Semana com o piquenique.

O Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, chegando ao Brasil em 2002 através da Lei nº 10.515. O objetivo central é promover um dia de reflexão sobre inclusão e contribuição dos jovens na sociedade e no futuro do planeta, além da visibilidade aos problemas enfrentados pela juventude como má condição de vida, educação, saúde, falta de acesso a direitos básicos, dificuldade para entrar no mercado de trabalho, entre outros tópicos.

Para maiores informações sobre a Semana, é só entrar em contato no 3174-0519. 

Programação completa

Calendário Desafio do Bem
Desafios que geram sentimentos bons para todos os alunos e agentes da cidadania
Através do WhatsApp durante toda a semana

Orientação sobre a ID Jovem
Atendimento e soluções de dúvidas sobre a carteira de identidade jovem, que garante uma série de benefícios ao público jovem
Segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Palestra sobre empregabilidade
Orientações sobre primeiro emprego e postura na hora da entrevista, ministrado pela Secretaria de Trabalho
Terça-feira (8), às 14h

Mini torneio de vôlei
Campeonato de vôlei organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer
Quarta-feira (9), às 14h

Roda de conversa Juventude em Movimento pela Paz
Ação realizada pelo CREAS que visa promover a paz para a juventude
Quinta-feira (10), às 14h

Piquenique em família e arrecadação de roupas
Piquenique com participação de alunos e familiares, e doação de roupas e calçados para o programa Cambé que Acolhe
Sexta-feira (11), às 14h

Compartilhe